Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Destino Turístico Inteligente

Ecossistema de DTI destaca importância do mapeamento da jornada do turista

Primeira reunião de 2023 do Ecossistema Curitiba DTI. Local: Liceu de Ofícios Criativos. - Curitiba, 30/03/2023 - Foto Daniel Castellano / SMCS

O primeiro encontro de 2023 dos membros do ecossistema de Destino Turístico Inteligente (DTI) em Curitiba aconteceu nesta quinta-feira (30/3), na sede do Liceu de Ofícios Criativos.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, abriu o encontro e ressaltou os avanços do programa (DTI), iniciado em 2020. Tatiana também abordou a importância do mapeamento da jornada do turista, que começa quando ele escolhe o destino e depois acompanha como ele se organiza para a viagem, revela quais são as experiências no destino e o que ele leva de recordação para casa. 

“A compreensão dessa jornada aliada a uma gestão eficiente tanto das áreas públicas quanto privadas traz mais eficiência ao trade e favorece uma melhor experiência ao turista”, salienta Tatiana.

Para a consultora de Negócios e coordenadora estadual de Turismo no Sebrae/PR, Patricia Albanez, o trabalho realizado pelo grupo está recebendo destaque no cenário nacional.

Durante toda a manhã foram discutidos os desafios do grupo de trabalho, qual o papel de cada agente do ecossistema, o mapeamento dos grupos de trabalho e suas possíveis dificuldades e a definição do papel de cada setor no processo.

O que é ser DTI

De acordo com o Ministério do Turismo o DTI é um destino que gerencia seus processos de forma inovadora e sustentável, comprometido com os pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos visitantes.

O programa reúne o trabalho dos setores público e privado, da academia e da comunidade com o objetivo de acelerar a transformação de Curitiba em um destino ainda mais inovador e inteligente. O DTI segue nove eixos: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, criatividade, mobilidade e transporte, segurança.

Avanços no Destino Curitiba

Várias ações já implementadas foram apresentadas para o grupo de trabalho, entre elas, a ativação e protocolo de intenções do Ecossistema Curitiba DTI entre o IMT, Agência Curitiba de Desenvolvimento, Sebrae-PR e Fecomércio-PR; o e-book de Acessibilidade nos atrativos turísticos da cidade; áudio descrição nos painéis do mirante da Torre Panorâmica; boletins de monitoramento de reputação dos atrativos turísticos no TripAdvisor; testagem de rede wi-fi no ônibus double decker da Linha Turismo.

O Ecossistema Curitiba DTI

O grupo é formado por servidores da Prefeitura da área do turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agência Curitiba, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal da Comunicação Social e Departamento Especial do Direito da Pessoa com Deficiência.

Empresários, a Universidade Federal do Paraná, representantes da Secretaria Estadual de Turismo e das entidades como Sebrae-PR e Fecomércio-PR também compõe o ecossistema.