Nesta quarta-feira (4/12), o Ecossistema de Destino Turístico Inteligente de Curitiba realizou seu encontro de encerramento das atividades em 2024. O evento marcou um momento de reflexão sobre os avanços alcançados ao longo do ano e abriu caminho para as ações planejadas para 2025.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, celebrou o ano de muitas realizações e fez um balanço dos últimos quatro anos, considerando o trabalho do Ecossistema DTI como um divisor de águas para o turismo da cidade. Recordou ações importantes, como a realização da Fidi (Feira Internacional de Destinos Inteligentes), que trouxe mais de 900 pessoas de 14 países diferentes e proporcionou diversos intercâmbios.
Tatiana ainda ressaltou a importância do lançamento da unidade móvel de turismo, que traz todas as evidências e eixos do destino turístico inteligente para o melhor atendimento ao turismo. As ações de acessibilidade no turismo trouxe não só premiações, mas as ações foram notícia na BBC, um reconhecimento ao bom trabalho realizado.
“Encerro esse ano realizada com nossas conquistas e avanços, fechamos a gestão com a indicação da Lonely Planet, uma editora de guias de viagem de renome, que incluiu Curitiba entre as dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A única cidade brasileira citada. Esse é mais um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado”, declara Tatiana Turra.
Balanço das ações
O encontro apresentou uma linha do tempo destacando a evolução do projeto e seus impactos nos diferentes setores envolvidos. Cada uma das quatro hélices que compõem o ecossistema – setor público, sociedade civil organizada, empresas e academia – foi representada por um pitch, evidenciando contribuições e resultados alcançados em suas respectivas áreas de atuação.
Um dos destaques da reunião foi a apresentação do Centro Avançado de Promoção e Informação Turística (CAT Inteligente), uma das iniciativas previstas no Mapa Estratégico do projeto. A inovação busca oferecer soluções tecnológicas para melhorar a experiência de turistas e facilitar o acesso às informações sobre a cidade, consolidando Curitiba como referência em destinos turísticos inteligentes.
O que vem por aí
A agenda para 2025 também foi tema central do encontro, com discussões voltadas à continuidade das ações do ecossistema. Os participantes destacaram a importância da colaboração entre os diferentes atores para potencializar os impactos do turismo inteligente na economia e na qualidade de vida local. ODTI adianta o lançamento de três ações: web app Linha Turismo, Business Intelligence do Turismo Inteligente de Curitiba e Sistema de Inteligência Turística de Curitiba.
A plataforma Web app Linha Turismo trará informações sobre itinerário, horários, locais de embarque e detalhes dos atrativos, incluindo acessibilidade, aceitação de pets e adequação para crianças. O site contará com áudios sobre os pontos turísticos em português, espanhol, inglês e francês, além de vídeos em Libras. Usuários também poderão acompanhar em tempo real a localização dos ônibus e saber se estão no horário, adiantados ou atrasados. O lançamento deve ocorrer ainda neste mês de dezembro.
A Prefeitura de Curitiba desenvolve duas plataformas digitais para transformar a gestão do turismo na cidade. O Business Intelligence do Turismo Inteligente reúne dados estratégicos, como fluxo de turistas, perfil dos visitantes, atrativos, equipamentos e indicadores econômicos, oferecendo uma visão detalhada da atividade turística. Já o Sistema de Inteligência Turística concentrará informações sobre a oferta turística local, incluindo atrativos, hospedagem, gastronomia, espaços de eventos e guias de turismo. A ferramenta funcionará como base de inventário turístico e futuramente alimentará o novo site do turismo da cidade.
Com o encerramento das atividades de 2024, Curitiba reforça seu compromisso em aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade para transformar o turismo em um vetor estratégico de desenvolvimento.