A Secretaria Municipal do Meio Ambiente abriu um novo edital para o cadastro de 45 associações de catadores de lixo reciclável para participar do programa Ecocidadão. O prazo para entrega da documentação dos interessados começou nesta quinta-feira (14/3) e segue até o dia 27 de março. O novo edital prevê a contratação de 45 associações. Os documentos devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Avenida Manoel Ribas, 2.727, Mercês.
CLIQUE AQUI e confira o edital.
O processo seletivo acontece em dois momentos, com a entrega e avaliação da documentação e uma visita de fiscalização nos barracões.
“O Ecocidadão é um programa de fortalecimento da cadeia de reciclagem, uma vez que os resíduos que deixam de ir para o aterro sanitário são reciclados evitando a retirada de matéria-prima da natureza, e assim reduzindo o impacto no meio ambiente. Além disso, aumenta a renda dos catadores de Curitiba”, explica a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Leila Maria Zem.
O último edital foi aberto em 2018, com validade de 60 meses e possibilidade de prorrogação por um ano. O novo edital não tem data de validade, e as associações que não forem chamadas ficarão em fila de espera para eventuais cancelamentos de contratos.
Reconhecimento do trabalho
Atualmente, o Ecocidadão possui cerca de mil catadores associados e a expectativa é de que, com a adição de cinco novas cooperativas, esse número se aproxime de 1.100 pessoas impactadas pelo programa. Uma delas é Karina Monteiro, presidente da Associação Relix, localizada no Cajuru. Karina trabalha com reciclagem há 20 anos, e há sete com o Ecocidadão. Ela fala da relevância do programa para o fortalecimento do setor.
“A separação do lixo é um trabalho essencial não só para Curitiba, mas para o mundo. Na minha opinião, o Ecocidadão é um dos melhores programas já criados, porque ele reconhece os catadores e possibilita que quem não quer ou não pode puxar carrinho de resíduos na rua também possa ter renda e vida digna trabalhando com reciclagem”, diz Karina.
Primeiros a chegar
As inscrições abriram às 9h da manhã desta quinta-feira (14/3), horário pontual da chegada de Wagner Antônio Rosa Dias ao auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a entrega dos documentos da Associação Mosteiro, localizada no Pinheirinho, da qual é presidente.
“Estamos com a documentação separada há dois dias já. Estar associado ao Ecocidadão é essencial para nosso trabalho, é nossa principal fonte de material reciclável e a Secretaria de Meio Ambiente sempre prestou todo o apoio que precisamos, então não poderíamos abrir mão da inscrição no novo edital”, conta Dias.
A Associação Mosteiro conta com 15 associados atualmente e recebe uma média de 30 a 40 toneladas de material reciclável mensalmente do Ecocidadão. As associações participantes são remuneradas conforme a quantidade de material recebido, e lucram com a venda desse material separado.
Em média, o Ecocidadão entrega um total de 1.600 a 1.800 toneladas por mês entre as 40 associações, material proveniente dos programas Lixo que Não é Lixo e Câmbio Verde.