Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inscrições abertas

Ecocidadão, programa de separação de recicláveis em Curitiba, abre novo cadastro para associações

Ecocidadão, programa de separação de recicláveis em Curitiba, abre novo cadastro para associações. Curitiba, 14/03/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente abriu um novo edital para o cadastro de 45 associações de catadores de lixo reciclável para participar do programa Ecocidadão. O prazo para entrega da documentação dos interessados começou nesta quinta-feira (14/3) e segue até o dia 27 de março. O novo edital prevê a contratação de 45 associações. Os documentos devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Avenida Manoel Ribas, 2.727, Mercês.

CLIQUE AQUI e confira o edital

O processo seletivo acontece em dois momentos, com a entrega e avaliação da documentação e uma visita de fiscalização nos barracões. 

“O Ecocidadão é um programa de fortalecimento da cadeia de reciclagem, uma vez que os resíduos que deixam de ir para o aterro sanitário são reciclados evitando a retirada de matéria-prima da natureza, e assim reduzindo o impacto no meio ambiente. Além disso, aumenta a renda dos catadores de Curitiba”, explica a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Leila Maria Zem.

O último edital foi aberto em 2018, com validade de 60 meses e possibilidade de prorrogação por um ano. O novo edital não tem data de validade, e as associações que não forem chamadas ficarão em fila de espera para eventuais cancelamentos de contratos.

Reconhecimento do trabalho

Atualmente, o Ecocidadão possui cerca de mil catadores associados e a expectativa é de que, com a adição de cinco novas cooperativas, esse número se aproxime de 1.100 pessoas impactadas pelo programa. Uma delas é Karina Monteiro, presidente da Associação Relix, localizada no Cajuru. Karina trabalha com reciclagem há 20 anos, e há sete com o Ecocidadão. Ela fala da relevância do programa para o fortalecimento do setor.

“A separação do lixo é um trabalho essencial não só para Curitiba, mas para o mundo. Na minha opinião, o Ecocidadão é um dos melhores programas já criados, porque ele reconhece os catadores e possibilita que quem não quer ou não pode puxar carrinho de resíduos na rua também possa ter renda e vida digna trabalhando com reciclagem”, diz Karina.

Primeiros a chegar

As inscrições abriram às 9h da manhã desta quinta-feira (14/3), horário pontual da chegada de Wagner Antônio Rosa Dias ao auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a entrega dos documentos da Associação Mosteiro, localizada no Pinheirinho, da qual é presidente. 

“Estamos com a documentação separada há dois dias já. Estar associado ao Ecocidadão é essencial para nosso trabalho, é nossa principal fonte de material reciclável e a Secretaria de Meio Ambiente sempre prestou todo o apoio que precisamos, então não poderíamos abrir mão da inscrição no novo edital”, conta Dias.

A Associação Mosteiro conta com 15 associados atualmente e recebe uma média de 30 a 40 toneladas de material reciclável mensalmente do Ecocidadão. As associações participantes são remuneradas conforme a quantidade de material recebido, e lucram com a venda desse material separado. 

Em média, o Ecocidadão entrega um total de 1.600 a 1.800 toneladas por mês entre as 40 associações, material proveniente dos programas Lixo que Não é Lixo e Câmbio Verde.