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Base única de dados

e-Cidadão se consolida com mais de 2,1 milhões de cadastrados em Curitiba

e-Cidadão se consolida com mais de 2,1 milhões de cadastrados. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O e-Cidadão, base única de dados que integra os principais serviços municipais da Prefeitura de Curitiba, alcançou, até novembro deste ano, a marca de 2,1 milhões de CPFs cadastrados, superando a população da capital paranaense, estimada em 1,7 milhão (IBGE 2022). O total de cadastros inclui visitantes de outras cidades e países que estiveram a Curitiba.

Só em 2024, o número moradores da cidade que utilizaram o e-Cidadão pelo menos uma vez passou de 1 milhão. Desenvolvida e implantada em 2019, a ferramenta facilita o acesso dos cidadãos a serviços essenciais, como emissão de documentos e agendamentos de alguns atendimentos de saúde, sem a necessidade de deslocamento até unidades físicas. 

Desde agosto de 2023, a base de dados está integrada ao sistema da Receita Federal do Brasil.

Popularização

Além do número representativo de cadastrados, a base é cada vez mais utilizada. Em novembro, foram mais de 4 milhões de acessos.

A popularização do e-Cidadão é reflexo da constante atualização e expansão dos serviços integrados. Atualmente são mais de 100 aplicações, sendo 70 para uso da população nas mais diversas áreas e 37 para uso interno dos servidores e que melhoram o atendimento aos curitibanos. 

Também utilizam a mesma base os quatro aplicativos disponíveis: Curitiba App, Curitiba 156, Saúde Já e Veredas Formativas (de uso exclusivo de servidores da Educação).


Os mais utilizados

Nos primeiros 11 meses de 2024, o e-Cidadão foi acessado mais de 43 milhões de vezes nas aplicações integradas, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), área gestora da base de dados.

O campeão de acessos foi o Saúde Já, com mais de 16,7 milhões. O aplicativo é a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e facilita o agendamento do pré-atendimento na unidade de saúde, a verificação da carteira de vacinação, acompanhamento de gestantes e até mesmo orientações em casos de urgências.

Em sequência vêm a Central 156/Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão, com mais de 8,5 milhões de acessos; Curitiba APP, com 4,1 milhões; e Curitiba em Movimento, que supera 1,5 milhão de acessos.

Para o cadastro na plataforma, os interessados precisam apenas fornecer informações pessoais e criar um login.

O e-Cidadão funciona como uma credencial, facilitando a identificação do usuário, de forma segura. A base de dados é uma plataforma digital de serviços que permite a incorporação entre diferentes serviços municipais, a exemplo do que faz o GOV.BR, que tem hoje mais de 4,2 mil serviços digitais utilizados por mais de 150 milhões de brasileiros, segundo conteúdo divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A criação de bases de dados únicas como a do e-Cidadão em Curitiba é uma tendência para aumentar a eficiência pública e uma exigência da Lei do Governo Digital (Lei 14.129/2021).

Fique atento

A Smap alerta os usuários para que utilizem um único e-mail para cada CPF, o que facilita a recuperação do cadastro, caso o usuário perca ou esqueça a sua senha. Se o e-mail estiver compartilhado com mais de uma pessoa cadastrada, a recuperação deverá ser feita em um dos pontos de atendimento presencial, espaços-cidadão nas Ruas da Cidadania, ou pela Central 156.