O e-Cidadão, base única de dados cadastrais que integra mais de 30 sistemas e portais vinculados à Prefeitura de Curitiba, alcançou, nesta semana, a marca de 1 milhão de usuários registrados. São cidadãos curitibanos ou não que utilizam serviços ou acessam informações importantes por meio de variadas plataformas, utilizando um login único (CPF e senha).
Dentre as funcionalidades, está a do Wi-fi Curitiba (internet pública gratuita), a plataforma de ingressos para eventos da Prefeitura, o Curitiba App, a do Transporte Acesso (para mobilidade de pessoas com deficiência) e cadastramento escolar.
A tendência é que cada vez mais os sistemas estejam integrados, dentro da política municipal de Transformação Digital.
Em 2023, todos os sistemas e aplicações adotados pelo município, que utilizem dados pessoais, estarão integrados à base e-Cidadão, conforme Decreto 1160/2022.
Fique de olho: um e-mail para cada CPF
A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) alerta que, ao fazer o seu cadastro, o cidadão deve observar que, além do seu CPF, cada pessoa precisa indicar o seu e-mail pessoal. Ele é indispensável, caso o usuário precise recuperar a sua senha.
“Recomendamos que as pessoas não compartilhem endereços eletrônicos, pois cada e-mail cadastrado no e-Cidadão está vinculado exclusivamente a um CPF”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Antônio Carlos Pires Rebello.
Ao longo de 2022, o e-Cidadão absorveu novas aplicações e melhorou a autenticação de usuários, com mecanismos que asseguram acessibilidade e a segurança dos dados, atendendo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a Política de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município de Curitiba. Além das funcionalidades que podem ser conferidas pelo público em geral, o e-Cidadão também é utilizado em aplicações internas das secretarias e órgãos do Município.