Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reunião de prefeitos

Durante encontro de prefeitos do Paraná, Eduardo Pimentel destaca união municipalista e assume cargo em associação

Prefeito Eduardo Pimentel participa do 2° Encontro de Municípios Paranaenses - EMUPAR. Curitiba, 25/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou nesta terça-feira (29/4) do II Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), maior encontro de prefeitos do Sul do Brasil. Comandado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento foi promovido pela Associação de Municípios do Paraná (AMP), na UP Experience, em Curitiba.

Durante os dois dias de evento são esperadas mais de 3 mil pessoas, entre prefeitos e vice-prefeitos, servidores públicos e técnicos que vão poder acompanhar palestras sobre temas estratégicos como Reforma Tributária, Programa Asfalto Novo e Licitações e Contratos, além de arenas de capacitação e o espaço City Show Case, que valoriza boas práticas e projetos de sucesso implementados por prefeituras de todo o Estado.

A ideia do evento é unir todos os prefeitos do Paraná para que os municípios paranaenses unidos sejam cada vez mais prósperos.

“É fundamental a presença dos municípios para que a gente não perca a nossa autonomia. Se o prefeito, a prefeita, tiver um bom projeto, não faltam recursos. O governo estadual tem disponibilizado o recurso”, disse o prefeito da capital.

Eduardo Pimentel também afirmou que todos os prefeitos têm que estar atentos à reforma tributária, que vai mudar a arrecadação de todos os municípios brasileiros.

“Eu já coloquei Curitiba à disposição para que a gente possa fazer parte dessa discussão, que os municípios não percam a sua autonomia quando a nova reforma tributária entrar em vigor. Então essa união é importante para que isso aconteça e mostra que quem ganha com isso é o cidadão do Paraná”, completou Pimentel.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também participou do evento e destacou a parceria com todos os municípios, independentemente do partido a que pertence o prefeito.

“Essa união com os prefeitos e prefeitas acontece desde que assumimos o governo, em 2019, e é um fator que tem nos ajudado nesse desenvolvimento econômico, o que se transforma em qualidade de vida à população. As pessoas não moram no Estado, moram nas cidades, por isso fizemos um grande trabalho conjunto para descentralizar os recursos públicos, levando os programas e serviços para quem está lá na ponta”, declarou Ratinho Junior.

Nova Diretoria

Durante o evento também aconteceu a posse da nova diretoria da Associação de Municípios do Paraná (AMP), que a partir de agora terá no comando o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.

A chapa “Juntos, pelo Desenvolvimento do Paraná“, que tem 79 integrantes e assume o comando da organização para o biênio 2025/2027, foi eleita com os votos de 161 prefeitos e prefeitas e pela primeira vez a cidade de Curitiba terá um representante na diretoria. O prefeito Eduardo Pimentel é o novo diretor de Relações Institucionais e Política.

“E quero construir, ajudar a construir uma grande parceria nacional a favor dos municípios. Porque o que está em jogo é a autonomia dos municípios nos próximos anos. E nós temos que nos mobilizar e trabalhar juntos. Porque nos próximos anos, através desse comitê, é que será definido como os recursos virão para as nossas cidades. As pessoas vivem nas cidades, então nós temos que trabalhar juntos e unidos para que o dinheiro não vá para Brasília, para que ele vá para o lugar correto, que ele venha para o Estado e principalmente para os municípios, para que a gente possa atuar e investir e melhorar a vida das pessoas”, concluiu o prefeito de Curitiba.

Também marcaram presença no evento o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti; além de secretários estaduais, deputados e dezenas de prefeitos.