Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação popular

Duas entidades comunitárias são eleitas para o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação

Foi realizada nesta quarta-feira (05), na sede da Cohab Curitiba, a eleição do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Curitiba, 05/02/2025. Foto: Rafael Silva

Duas entidades foram eleitas para representar os movimentos populares no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). A escolha aconteceu em sessão pública na sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na tarde desta quarta-feira (5/2).

Por votação direta das 12 entidades inscritas, foram eleitas a Associação de Moradores da Vila Autódromo, representada pelo membro titular Neemias Portela e a suplente Valdirene Pereira; e a Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), representada pelo titular João Carlos Santana e a suplente Alessandra Paes de Arruda.

As 12 entidades que foram habilitadas para participar da votação tiveram que comprovar atuação na área habitacional há mais de um ano. O presidente da Cohab, André Baú, esteve presente na votação e parabenizou as entidades eleitas para o mandato de dois anos.

“Parabéns às entidades escolhidas de maneira democrática para representar todas as comunidades de Curitiba no Fundo Municipal de Habitação. Temos muito trabalho pela frente para a produção de moradias e o FMHIS é um dos instrumentos que serão usados para alcançarmos os objetivos”, disse 

Os representantes das associações eleitas destacaram o compromisso do prefeito Eduardo Pimentel com a produção de moradias, estabelecendo um novo momento na política habitacional do município.

“Expectativa grande, muito ânimo para trabalhar em busca da construção de novas unidades habitacionais para as pessoas que mais precisam, e assim colaborar com a meta do prefeito Eduardo Pimentel de gerar 20 mil moradias” disse Neemias Portela.

“Temos andado pelas comunidades e percebemos que existe muita esperança no trabalho da Cohab. Será uma honra participar desse momento importante da história de Curitiba”, enfatizou João Carlos Santana.

Conselho

Além dos movimentos populares, também fazem parte do conselho gestor do FMHIS representantes da Cohab, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Secretaria Municipal de Finanças, da Câmara Municipal e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR). A presidência do conselho é exercida pelo secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

O Conselho Gestor do FMHIS tem caráter deliberativo e, entre suas atribuições, está a destinação de recursos do Fundo, além do acompanhamento e avaliação dos projetos habitacionais executados.

A principal receita do Fundo é a arrecadação do mecanismo do solo criado, também chamado de potencial construtivo. Por meio dele, as empresas de construção civil podem acrescentar área construída em seus empreendimentos, e pagam por esse acréscimo. 

No dia 12 de fevereiro acontece uma reunião extraordinária para apresentação dos pré-projetos a serem realizados com investimentos do FHMIS para o exercício de 2025.