Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Profissionalização

Dona de casa encontra apoio da Prefeitura de Curitiba e conquista primeiro emprego formal

Escola de segurança alimentar Casa Culpi, no Butiatuvinha. Na imagem, Graciela Milani. Curitiba, 29/02/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Em meio às histórias de superação e resiliência, a trajetória de Graciela Milani, moradora de Curitiba, se destaca como um exemplo inspirador de como o apoio dos serviços públicos podem transformar vidas. Aos 43 anos, Graciela conquistou seu primeiro emprego com carteira assinada, resultado de sua dedicação, determinação e do suporte oferecido por diversos programas da Prefeitura de Curitiba.

Com as habilidades adquiridas nos cursos de gastronomia das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional, Graciela foi encaminhada pela Fundação de Ação Social (FAS) para um processo seletivo em uma grande rede de supermercados da capital. Atualmente, ela trabalha no balcão de atendimento da padaria desse supermercado, realizando não apenas tarefas profissionais, mas também seus sonhos.

“Aprendi a cozinhar em casa com minha mãe, mas o que eu conheci aqui não tem igual. Foram muitas coisas novas, agora me sinto capacitada”, afirma ela. “Comecei com o curso de pizzas, depois fiz de bombons e em seguida de doces para festas. Por último fiz de culinária para o Natal e quando vi já tinha conhecimento para trabalhar em qualquer padaria”, disse.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), os cursos são gratuitos e têm parceria com o Senac-PR.

Trajetória

Desde março de 2015, Graciela é atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Felicidade, da Fundação de Ação Social (FAS). Nesse centro, ela teve acesso a benefícios sociais como cestas básicas e vale-transporte, além de participar ativamente de projetos de convivência, destacando-se no programa FAS para Elas. Este projeto busca não apenas fornecer auxílio material, mas também promover descobertas de habilidades, capacitação profissional e empregabilidade para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Impulsionada pelo apoio da Prefeitura, Graciela retomou os estudos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pela Secretaria Municipal da Educação. Em 2023, ela concluiu com sucesso o Ensino Fundamental na Escola Municipal Foz do Iguaçu, provando que nunca é tarde para investir na educação e transformar perspectivas de vida.

O caminho de Graciela também passou pelas Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional, onde ela participou de diversos cursos de qualificação profissional. Salgados, docinhos, bombons, onde ela aprimorou suas habilidades na gastronomia, abrindo portas para novas oportunidades.

“Eu estou muito feliz de ter o primeiro emprego, meus filhos estão mais felizes ainda comigo. Agradeço primeiro a Deus, que me abriu essa porta, e à Prefeitura, por qual tenho muita gratidão”, salienta ela.

Atualmente seu filho de 16 anos também participa de processos de profissionalização e recebe acompanhamento especializado pela equipe de saúde do adolescente da Prefeitura.

As escolas

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Alimentar e NutricionalFundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Essas escolas oferecem capacitação profissional ao combinar conhecimento teórico e prático, criando oportunidades de emprego e renda para os participantes.

São cinco unidades: as escolas de seguranças alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Dom Bosco (Campo do Santana), Vila Agrícola (Cajuru) e Casa Culpi (Butiatuvinha) e a Fazenda Urbana (Cajuru).

Essas instituições contam com o apoio de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como outras instituições de ensino, para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo diversas áreas culinárias.

Em alta