Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Música e solidariedade

Doações arrecadadas no show de Sting fortalecem Banco de Alimentos de Curitiba

Doação de alimentos arrecadados no show de Sting fortalece Banco de Alimentos de Curitiba. Foto: Divulgação

O Banco de Alimentos de Curitiba recebeu nesta quarta-feira (19/2),  a doação de 600 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados no show do cantor britânico Sting, realizado na noite de ontem (18/2), na Pedreira Paulo Leminski. A ação foi uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Essa foi a primeira ação de arrecadação do Banco de Alimentos em 2025. Os alimentos doados serão destinados ao programa Mesa Solidária, transformando-se em refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2024, o Banco de Alimentos arrecadou um total de 595,6 toneladas de alimentos. Desde sua criação, em maio de 2020, o programa ultrapassou a marca de 1.636 toneladas, o equivalente a  cerca de 5 milhões de refeições distribuídas.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, ressaltou a importância do apoio da comunidade. 

“A solidariedade dos doadores é essencial para o funcionamento do programa. Graças à generosidade da população e de empresas parceiras, o Mesa Solidária pode continuar oferecendo refeições gratuitas a milhares de pessoas diariamente. Cada doação faz a diferença na vida de quem mais precisa e fortalece essa grande rede de solidariedade. Contamos com o apoio de todos para que possamos ampliar ainda mais esse trabalho”, afirmou.

Rede de solidariedade

O Banco de Alimentos de Curitiba conta com diversos pontos de coleta, entre eles o Mercado Municipal, os Armazéns da Família, o Mercado Regional Cajuru, as Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional Patricia Casillo, Casa Culpi, Fazenda Urbana e Dom Bosco, além do Mesa Solidária Luz dos Pinhais.

Esses locais têm contribuído para ampliar as doações e garantir a distribuição de alimentos para as entidades cadastradas no programa, que oferece refeições diárias para pessoas em situação de rua e em insegurança alimentar.

Além das doações da iniciativa privada, o Banco de Alimentos também recebe alimentos dos Sacolões da Família e dos mercados Municipal e Regional Cajuru, que seriam descartados por não terem mais valor comercial, mas estão próprios para o consumo. Hortaliças da Fazenda Urbana e produtos próximos do vencimento nos Armazéns da Família também reforçam a arrecadação.

Como contribuir

Empresas, entidades e pessoas físicas interessadas em apoiar o Banco de Alimentos podem obter mais informações pelo telefone (41) 99207-9077 ou pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.