Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em evidência

Do Natal à gastronomia: Curitiba leva atrativos para a Expo Turismo Paraná 2025

O prefeito Eduardo Pimentel, participou da abertura da Expo Turismo Paraná 2025, no Viasoft Experience. Curitiba, 27/03/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Curitiba está em evidência na Expo Turismo Paraná 2025, que começou nesta quinta-feira (27/3) no Viasoft Experience. A abertura do evento teve a presença do prefeito Eduardo Pimentel e do presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), José Luiz Velloso, reforçando o compromisso da capital paranaense em se consolidar como um dos principais destinos do Brasil. 

Após a cerimônia de abertura, o prefeito participou do descerramento da fita, percorreu os estandes, conversou com expositores e visitantes e degustou diversas iguarias da gastronomia local.

"Em Curitiba, o turismo se transformou em grande fonte de receita. Esse é um trabalho que está fortalecendo o nome da nossa cidade cada vez mais. Nesta semana, Curitiba está com 100% dos hotéis lotados. Temos uma série de pontos turísticos e locais de eventos na cidade, mas o Centro está, sem dúvida, entre as cinco prioridades do meu governo. Por isso, reforço o pedido para que os empresários invistam no centro da nossa cidade", destacou o prefeito Eduardo Pimentel.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, também marcou presença na cerimônia de abertura e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre prefeitos e secretários. "Juntos, vamos fazer ainda mais pelo nosso estado", afirmou.

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná (ABAV-PR), entidade organizadora da feira, João Alceu Rigon Filho, também ressaltou o momento positivo do setor. "2025 ainda está no começo e carrega a herança de 2024, que foi extremamente positiva. No Brasil, tivemos recorde de turistas estrangeiros, e isso se refletiu também no turismo do nosso estado. Não só os turistas de fora visitaram o Paraná, como também tivemos um bom crescimento das empresas ligadas ao turismo nesse ciclo virtuoso. E nós, agentes de viagens, somos o elo que une todas as empresas da grande cadeia econômica que o turismo representa", destacou.

Um estande inovador e tecnológico

Com 121m², o estande do Instituto Municipal de Turismo foi totalmente repaginado para a Expo Turismo Paraná. Equipado com grandes painéis digitais, ele impacta os visitantes com imagens dos principais pontos turísticos da cidade. Durante os dois dias do evento, o espaço também promove degustações gastronômicas com parceiros renomados: o Madalosso levou sua tradicional polenta; o Hard Rock Café, mini-hambúrgueres; o CapiPastel trouxe o pastel em formato de capivara; o Curitiba Honesta apresentou a clássica Carne de Onça; o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria trouxe a broa de centeio; e o Bar do Alemão serviu seu famoso chopp.

"A gestão aposta nos grandes eventos para consolidar Curitiba como a capital do Natal no Brasil. Estamos juntos para transformar o turismo na indústria que mais gera receita, emprego e renda para Curitiba e toda a região", destacou Velloso, presidente do IMT.

Escola de Turismo

Além de divulgar os encantos curitibanos, o evento também conta com a participação ativa da Escola de Turismo de Curitiba. Criada em 2021 para fortalecer a formação de profissionais do setor, a escola já qualificou mais de 6 mil pessoas e, nesta edição da feira, promove uma programação especial de palestras e painéis temáticos.

Entre os destaques desta quinta-feira (27/3) estão a palestra "Mata Atlântica e o Ecoturismo", abordando o potencial do bioma para o turismo sustentável, e o painel "Curitiba: A Cidade Mais Rock'n Roll do Brasil", explorando a influência do gênero musical na identidade curitibana. Na sexta (28/3), serão debatidos temas como os "Produtos Turísticos de Curitiba" e o impacto do Museu Oscar Niemeyer no turismo local.

Natal e Destino Inverno 

Os visitantes também podem conferir detalhes sobre os preparativos do Natal de Curitiba 2025, que promete superar o recorde de 2,2 milhões de espectadores da edição passada. Outra novidade é o programa "Destino Inverno 2025", que consolida Curitiba como o principal refúgio de inverno do país, oferecendo eventos especiais e uma atmosfera aconchegante para turistas.

Com uma programação intensa e cheia de oportunidades para networking, a Expo Turismo Paraná reforça a posição de Curitiba no mapa do turismo nacional e internacional. Para acompanhar as novidades, siga @curta_curitiba no Instagram ou visite o site do IMT.

Presenças

Também participaram da cerimônia de abertura a presidente da ABAV nacional, Ana Carolina Medeiros; o secretário estadual de Turismo, Leonardo Paranhos; o secretário estadual de Agricultura e Desenvolvimento, Marcio Nunes; o gerente da unidade de Competitividade Setorial do Sebrae-PR, Welinton Perdomo; o secretário municipal do Governo, Marcelo Fachinello; entre outras autoridades.