O Dia Nacional do Quadrinho (30/1) se aproxima, e as comemorações já começaram nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Nesta sexta (26/1) e terça (30/1), a Casa da Leitura Miguel de Cervantes distribuirá envelopes com tirinhas da personagem Mafalda para celebrar essa data. Já na Gibiteca de Curitiba, o tradicional debate com quadrinistas locais e o lançamento da obra Comunidade Lixo encerram as festividades.
Tirinhas
Assim como cartas de Tarot dispostas na mesa, os envelopes coloridos com as tirinhas são apresentados ao público. Os visitantes são convidados a escolher um, como quem tira uma carta de Tarot, e levá-lo para casa. Cada quadrinho no envelope não é apenas uma ilustração; é uma mensagem, uma provocação, uma reflexão que chegou ao seu encontro.
Mafalda, uma menina de seis anos criada pelo cartunista argentino Quino, tornou-se uma verdadeira representante da América Latina nos quadrinhos. Com seu humor afiado, a personagem aborda temas complexos de uma maneira acessível, com leveza e inteligência.
Com um carinho especial pela personagem, Silvia Letícia, mediadora e curadora da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, escolheu Mafalda justamente por trazer reflexões sobre o mundo de maneira simples, além de suas raízes na América Latina. A ação, que ocorre na Praça da Espanha, procura atingir não só o público que frequenta a Casa da Leitura, mas também quem passar por lá pode retirar sua tirinha.
Maedra Milleo tirou uma das cartas e compartilhou sua experiência. "Já conhecia e gosto muito das tirinhas, me trouxe muitas reflexões, acho que ajuda a pensar nas lutas também e a ter outras visões críticas. Gostei muito dessa experiência, me senti muito acolhida."
Além da entrega de tirinhas, haverá uma roda de leitura do quadrinho Como Lidar Com Seus Fantasmas da Lark, uma quadrinista curitibana, para a comemoração desta data.
Na Gibiteca
Quando se fala em quadrinhos em Curitiba, a Gibiteca no Solar do Barão emerge como um ponto de referência. Para celebrar o Dia Nacional do Quadrinho, na sexta-feira (2/2), às 19h, o tradicional encontro do público com renomados autores locais marca as celebrações desta data. Este ano, o debate se concentra na temática dos Quadrinhos LGBTQIA+, com a participação de ilustres quadrinistas como Amorim, Nacoluan, Daniê e Elenoir, sob a mediação de Ana Santos.
Além do debate, também ocorrerá o lançamento da publicação inédita Comunidade do Lixo, com distribuição gratuita e sessão de autógrafos. Esta obra narra a história de um microcosmo queer (termo usado para representar quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero) nos anos 70 e 80 no interior do Paraná, durante a ditadura militar. A narrativa abrange a formação da comunidade, sua cultura festiva, os desafios enfrentados, as histórias de autodescobrimento, os conflitos internos e externos, a repressão da ditadura e os problemas decorrentes do surgimento do vírus HIV.
Essas iniciativas visam não apenas celebrar o Dia Nacional dos Quadrinhos, mas também promover discussões sobre representatividade, destacando essa forma de arte como meio de expressão e reflexão.
Serviço
Entrega de Tirinhas “Mafalda: uma garota latino-americana” - 10h
Data: Sexta (26/1) e Terça (30/1)
Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes - Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1.238, Praça da Espanha - Bigorrilho
Gratuito
Dia do Quadrinho Nacional : Quadrinhos LGBTQIA+ e Lançamento da Comunidade do Lixo - 19h
Data: Sexta (2/2)
Local: Gibiteca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão - Centro
Gratuito