O momento é crítico para os pequenos negócios, que tentam driblar com criatividade a crise provocada pelo isolamento social necessário devido ao novo coronavírus. E haja inovação. Em Curitiba, tem restaurante que já lançou voucher para ser usado depois da quarentena.
Além disso, no mês passado, a startup curitibana Ebanx lançou uma plataforma para que pequenos empreendedores possam comercializar vouchers e, assim, receber antecipadamente pelos seus serviços futuros. O objetivo principal do Ebanx Beep é ajudar profissionais, como como cabeleireiros, personal trainers, manicures, diaristas e confeiteiros, que estão sem fluxo de caixa durante a pandemia.
Para os empreendedores que querem optar para a venda de vouchers, Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, dá algumas dicas:
- Escolha quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada e quais as condições;
- Defina qual será a vantagem para o cliente na compra antecipada, por exemplo, brinde personalizado ou desconto sobre os produtos;
- Defina quais os meios de pagamentos disponíveis;
- Seja transparente na hora de organizar a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos;
- Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral. Esta estratégia gera proximidade, preferência e fidelização;
- Use as redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) para venda antecipada.
Ações do Vale do Pinhão para apoiar os empreendedores durante a pandemia: