Curso itinerante sobre consumo consciente em espaços públicos nos bairros e aula de Aproveitamento Integral de Alimento na Fazenda Urbana fazem parte da programação gratuita da Prefeitura de Curitiba para marcar, nesta quarta-feira (29/9), o Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. A data foi instituída pela Agência da Organização das Nações Unidas sobre alimentação e agricultura (FAO) e os eventos são organizados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Também em homenagem ao Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada de roxo, cor símbolo da campanha da FAO.
Durante toda a quarta-feira (29/9), a unidade móvel da SMSAN estará percorrendo bairros da capital, com paradas em espaços públicos para orientar sobre a importância do consumo consciente e redução do desperdício. Para inspirar os participantes a fazer o aproveitamento total dos alimentos, servidores da secretaria e voluntários da ONG Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra) irão preparar receitas com cascas de frutas e talos de hortaliças.
Das 9h às 10h a van equipada com cozinha estará na Escola Municipal Antônio Pietruza, no Tatuquara. Das 11h30 às 12h30, a unidade móvel fará uma parada para ministrar a aula no estacionamento da sede da Prefeitura, no Centro Cívico. Das 15h às 16h, o curso ocorrerá em frente à Escola Municipal Cerro Azul, no Boa Vista.
LEIA TAMBÉM
Fazenda Urbana
Já na Fazenda Urbana de Curitiba será realizado, das 9h às 11h, o curso presencial de Aproveitamento Integral de Alimentos. A nutricionista Tayana Fernandes Cecon, da SMSAN, dará dicas, inclusive, sobre cuidados na hora da escolha dos alimentos. São 20 vagas e as inscrições precisam ser feitas no telefone 3361-2524.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destaca a importância dos eventos para marcar o Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. "A data é uma grande oportunidade de falarmos sobre nosso desafio de reduzir as perdas e o desperdício de alimentos e aproveitar o máximo dos recursos que sustentam o sistema alimentar”, justifica o secretário.
Gusi ressalta ainda que em Curitiba há ações permanentes para conscientizar a população sobre a importância de se reduzir o desperdício, bem como programas que orientam sobre o destino correto de alimentos que muitas vezes poderiam acabar no lixo.
"Só o Banco de Alimentos de Curitiba, formado por produtos dos Armazéns da Família próximos do vencimento e pela chamada xepa de feiras e mercados públicos, já destinou 192 toneladas de gêneros alimentícios, frutas e hortaliças para entidades que integram o Mesa Solidária", exemplifica o secretário.
Lançado em dezembro de 2019, o Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura (como SMSAN e FAS), que cedem locais e apoio logístico, com mais de 50 entidades parceiras, entre instituições religiosas, ONGs e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos. Em quase dois anos, já foram distribuídas 490 mil refeições.
Também há ações de incentivo à compostagem de resíduos orgânicos na Fazenda Urbana de Curitiba e cursos presenciais e EAD de aproveitamento integral de alimentos (saiba mais sobre as aulas programadas para este ano).