Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança alimentar

Dia internacional contra desperdício terá ações de conscientização nos bairros

Unidade móvel de Segurança Alimentar da SMSAN vai percorrer bairros de Curitiba orientando sobre aproveitamento integral de alimentos. Foto: Arquivo/SMCS

 

Curso itinerante sobre consumo consciente em espaços públicos nos bairros e aula de Aproveitamento Integral de Alimento na Fazenda Urbana fazem parte da programação gratuita da Prefeitura de Curitiba para marcar, nesta quarta-feira (29/9), o Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. A data foi instituída pela Agência da Organização das Nações Unidas sobre alimentação e agricultura (FAO) e os eventos são organizados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Também em homenagem ao Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada de roxo, cor símbolo da campanha da FAO.

Durante toda a quarta-feira (29/9), a unidade móvel da SMSAN estará percorrendo bairros da capital, com paradas em espaços públicos para orientar sobre a importância do consumo consciente e redução do desperdício. Para inspirar os participantes a fazer o aproveitamento total dos alimentos, servidores da secretaria e voluntários da ONG Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra) irão preparar receitas com cascas de frutas e talos de hortaliças.

Das 9h às 10h a van equipada com cozinha estará na Escola Municipal Antônio Pietruza, no Tatuquara. Das 11h30 às 12h30, a unidade móvel fará uma parada para ministrar a aula no estacionamento da sede da Prefeitura, no Centro Cívico. Das 15h às 16h, o curso ocorrerá em frente à Escola Municipal Cerro Azul, no Boa Vista.

LEIA TAMBÉM

 

Fazenda Urbana

Já na Fazenda Urbana de Curitiba será realizado, das 9h às 11h, o curso presencial de Aproveitamento Integral de Alimentos. A nutricionista Tayana Fernandes Cecon, da SMSAN, dará dicas, inclusive, sobre cuidados na hora da escolha dos alimentos. São 20 vagas e as inscrições precisam ser feitas no telefone 3361-2524.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destaca a importância dos eventos para marcar o Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. "A data é uma grande oportunidade de falarmos sobre nosso desafio de reduzir as perdas e o desperdício de alimentos e aproveitar o máximo dos recursos que sustentam o sistema alimentar”, justifica o secretário.

Gusi ressalta ainda que em Curitiba há ações permanentes para conscientizar a população sobre a importância de se reduzir o desperdício, bem como programas que orientam sobre o destino correto de alimentos que muitas vezes poderiam acabar no lixo.

"Só o Banco de Alimentos de Curitiba, formado por produtos dos Armazéns da Família próximos do vencimento e pela chamada xepa de feiras e mercados públicos, já destinou 192 toneladas de gêneros alimentícios, frutas e hortaliças para entidades que integram o Mesa Solidária", exemplifica o secretário.

Lançado em dezembro de 2019, o Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura (como SMSAN e FAS), que cedem locais e apoio logístico, com mais de 50 entidades parceiras, entre instituições religiosas, ONGs e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos. Em quase dois anos, já foram distribuídas 490 mil refeições.

Também há ações de incentivo à compostagem de resíduos orgânicos na Fazenda Urbana de Curitiba e cursos presenciais e EAD de aproveitamento integral de alimentos (saiba mais sobre as aulas programadas para este ano).