A edição deste ano do Dia do Desafio, nesta quarta-feira (25/5), teve número recorde de participantes. De acordo com site do Sesc PR, mais de 500 mil curitibanos participam.
A população contou com 67 ações da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Uma delas no calçadão da Rua XV de Novembro, onde foi montada uma estrutura especial para incentivar quem passava por lá. Nas ruas da cidadania, repartições públicas, em mais de 100 escolas e também em equipamentos da Smelj, como centros de esporte e lazer e clubes da gente, também aconteceram as atividades.
Curitiba em Movimento
Mesmo com a alta adesão dos curitibanos, o Dia do Desafio é apenas uma data simbólica, enquanto o objetivo da Smelj é estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos com regularidade.
Para isso, a Smelj oferece uma série de aulas e atividades, que estão disponíveis no Portal Curitiba em Movimento. Os interessados podem se inscrever na modalidade de preferência, respeitando sempre a isonomia, o número de vagas e particularidades de cada um.
“A expectativa de vida da população está aumentando e nós precisamos viver mais com qualidade. Para isso, hábitos saudáveis são fundamentais”, explicou o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.
Origem
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. A iniciativa é da Tafisa (The Association For International Sport for All), coordenada no continente americano pelo Sesc São Paulo desde o ano 2000, com apoio institucional da International Sport and Culture Association (Isca) e da Unesco. No Brasil, o evento é coordenado pelo Sesc desde 1995.