Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia das Crianças

Dia das Crianças no Zoológico de Curitiba tem atividades especiais e gratuitas

Zoo tem atividades especiais sobre o lobo-guará nesta quarta. Foto: Daniel Castellano/SMCS

 

Nesta quarta-feira (12/10), Dia das Crianças, o Zoológico de Curitiba promove uma atividade gratuita de Educação Ambiental em comemoração ao Dia Nacional do Lobo-guará, celebrado na mesma data. A programação acontece no Centro de Educação Ambiental, que fica próximo ao recinto dos chimpanzés Bob e Pipo.

A unidade de conservação funciona das 10h às 16h, com entrada gratuita. 

A chefe de Educação para a Conservação da Fauna do Zoo, Claudia Bosa, conta que quem participar vai saber mais sobre o comportamento, características físicas, hábitos alimentares, entre outras informações, em atividades lúdicas e um vídeo.

“Vamos proporcionar diversão e conhecimento sobre esse mamífero brasileiro em risco de extinção e entender por que é tão importante preservá-lo e ao seu habitat”, adianta.  

Porã, o lobo-guará que vive no zoo, também recebe atividades de enriquecimento ambiental - que servem para estimular comportamentos naturais da espécie - em seu recinto.

Considerado ameaçado de extinção, o lobo-guará é típico do Cerrado e pode chegar a um metro de altura. Além do Brasil, é encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, do Paraguai, Peru e Uruguai.

Claudia lembra, ainda, que como espaço de pesquisa e conservação da fauna, o Zoo de Curitiba abriga diversos animais retirados indevidamente da natureza. E que, além do cuidado com eles, promove e participa de programas nacionais de reprodução de espécies ameaçadas. 

Capivara gigante

Além da homenagem à girafa Pandinha, que morreu em janeiro deste ano, e ganhou uma estátua, o zoo recebeu a doação de uma capivara de concreto de 3 toneladas da arquiteta Marina Belotto e do Instituto Ixé Pitanga. 

As crianças podem fazer desenhos com giz sobre a estátua e também ajudar a escolher um nome para ela em um concurso cultural. As sugestões podem ser encaminhadas para o perfil @ixepitanga, no Instagram. 

Na quarta-feira, uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, artistas, urbanistas, arquitetos e outros especialistas fará três sessões de caminhadas, às 11h, 13h e 15h, para provocar as crianças a criarem suas brincadeiras, a partir de materiais não estruturados, para estimular a criatividade e um novo olhar sobre a cidade. 
 

Em alta