Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Leitura por app

Dez novos livros estão disponíveis de graça no Curitiba Lê Digital

Novos livros de autores curitibanos entraram no catálogo do aplicativo Curitiba Lê Digital. O lançamento dos dez títulos foi divulgado no Festival da Palavra. Curitiba, 29/09/2023. Foto: Cido Marques

Novos livros de autores curitibanos entraram no catálogo do aplicativo Curitiba Lê Digital. O lançamento dos dez títulos foi divulgado no Festival da Palavra, nesta sexta-feira (29/9).

As novas obras se somam aos 249 livros do acervo que está disponível gratuitamente para leitura na tela do celular ou tablet, com um período de acesso de um ano.

No evento de lançamento, os autores dos novos títulos tiveram a oportunidade de compartilhar trechos de suas obras e discutir as histórias que estarão agora acessíveis ao público. A mediação do encontro ficou a cargo de Mariane Torres, coordenadora de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba e do Programa Curitiba Lê.

“As obras produzidas aqui trazem um olhar local sobre as coisas e promovem a identificação. O público conhece lugares, jeitos de falar, a cultura própria”, afirma Marian.

A curadoria e seleção dos livros são realizadas pela equipe de Literatura da Fundação Cultural, com o auxílio de Luci Collin, autora curitibana indicada ao prêmio Jabuti. O catálogo traz cinco homens e cinco mulheres em uma seleção de autores de diferentes estilos, idades e origens.

Um dos destaques do evento foi a participação da escritora e poetisa Etel Frota, que ocupa a cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras e disponibilizou seu primeiro romance, O Herói Provisório, no aplicativo. “A gente está sempre correndo atrás de quem nos leia e o app é um poderoso estímulo para a gente não fazer feio na maratona”, disse.

Durante a apresentação, Mariane Torres compartilhou dados sobre o alcance do aplicativo, revelando que, atualmente, a obra Divina Comédia de Dante Alighieri é a mais lida, com 536 downloads, seguida por Crônica de Nárnia, com 315, e Revolução dos Bichos, com 288.

"Ontem, o Festival da Palavra me tocou profundamente, me fez derramar lágrimas. Sinto-me genuinamente orgulhoso e honrado por fazer parte disso e mal posso esperar para ver meu livro alcançar a mesma magnitude de leitura que Dante tem", comentou Nilson Monteiro, autor de livro disponível no aplicativo, o romance Lasca de Costela.

Como utilizar?

Para acessar os 259 livros disponíveis no aplicativo, os interessados devem baixar o Curitiba App nas lojas Apple Store ou Google Play e realizar um cadastro. Posteriormente, basta clicar no ícone "Curitiba Lê" e buscar o livro de interesse, seja pelo título ou pelo gênero literário.  Os leitores podem então consultar a sinopse e optar pelo download da obra escolhida.

Livros que entraram no catálogo

Poesia: A cortesã do infinito transparente
Andréia Carvalho Gavita

Conto: Nas mãos de Benedita
Carlos Dala Stella

Literatura Infantil: Orelha, nariz, barriga e bumbum: quer mudar algum?
Célia Cris Silva

Crônica: Onde me doem os Ossos
Ernani Buchmann

Romance: O Herói Provisório
Etel Frota

Poesia: Lírico Renitente
Marcelo Sandmann

Prosa poética infantil e juvenil: Trem na loja de Brinquedos
Marilza Conceição

História: Palcos e jornais: representações do teatro em Curitiba entre 1900 e 1930
Marta Morais da Costa

Romance: Lasca de Costela
Nilson Monteiro

Romance: Jaboc
Otto Leopoldo Winck

Em alta