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Saúde na palma da mão

Desde sua criação, há cinco anos, Central Saúde Já realizou 1,4 milhão de atendimentos

Central de saúde já completa 3 anos e oferta consultas médicas por telefone e vídeo chamadas para casos leves. Curitiba, 10/03/1967. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

A Central Saúde Já - 3350-9000, inovação que possibilitou aos curitibanos a realização de consultas médicas de casos leves por vídeo ou telefone, sem precisar sair de casa, está prestes a completar cinco anos de funcionamento.

O serviço nasceu no início da pandemia de covid-19, no dia 12 de março de 2020, para atender exclusivamente casos respiratórios e evoluiu para o atendimento médico sem sair de casa.

Essa mudança ocorreu a partir de 17 de abril de 2023, quando a Central Saúde Já se tornou virtual para o atendimento de queixas leves, sintomas que causam desconforto e a necessidade de atendimento no mesmo dia.

Usando um smartphone ou computador, o curitibano recebe orientações (incluindo crianças a partir de 5 anos) para os casos de sintomas e queixas leves, como dor de garganta, vômito, diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, queixa urinária, dor lombar, entre outros. Na mesma ligação pode ter encaminhamento para uma consulta por telefone ou por vídeo com um médico.


1,4 milhão de atendimentos

De lá para cá, a Central já realizou 1,4 milhão de teleatendimentos das mais variadas comorbidades, inclusive a própria covid.

Atualmente, 88 profissionais atuam na Central Saúde Já, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos.

Desde sua ampliação ocorrida há dois anos foram realizados 750.640 teleatendimentos, sendo que deste total 264.800 foram de teleconsultas médicas. A Central Saúde Já recebe uma média de 1.200 chamadas por dia e realiza em torno de 500 consultas médicas diárias.

Classificação de risco

De acordo com Rômulo Pereira, gerente de Telesaúde e responsável técnico pela equipe médica, as solicitações passam por uma classificação de risco com o profissional ou enfermeiro.

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 Rômulo Pereira, gerente de Telesaúde e responsável técnico pela equipe médica.

“Nesse processo, é avaliado se a queixa da pessoa é condizente com a teleconsulta ou não. Se a classificação apontar para o grau vermelho ou um laranja, que são as condições mais graves, dependendo da condição, já é feita transferência da chamada para o Samu para fazer a remoção com segurança. Ou então o atendente direciona esse paciente para a UPA mais próxima de casa”, explicou.

Ao chegar na UPA, o paciente dá continuidade ao atendimento. Quando apresenta a documentação, já está sinalizado no sistema que ele foi encaminhado pela Central Saúde Já, o que representa a otimização de procedimentos e agilidade no cuidado com o paciente.

A relevância das teleconsultas ou por telefone é ilustrada pelos números. Segundo o gerente de Telesaúde, Rômulo Pereira, 82% dos atendimentos são resolvidos pela própria central.


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Rômulo Pereira, gerente de Telesaúde e responsável técnico pela equipe médica.


“Nós temos outros serviços para informações gerais, agendamento de mamografia, de exame citopatológico, encaminhamento para isenção de tributos e outros. Mas atualmente o maior volume é o atendimento às queixas agudas e leves”, explicou.

Serviço elogiado e bem avaliado

A praticidade da Central Saúde Já tem conquistado os curitibanos. Gabrielli Bueno Pimentel, que mora no bairro Cajuru, disse que foi informada do serviço pela Unidade de Saúde Trindade II, que fica perto da sua casa.

“É um ótimo recurso. Indico para familiares e amigos. O atendimento é nota 10, feito por profissionais muito atenciosos e qualificados”, elogiou.

O bom desempenho do conceito da Central junto aos usuários aparece nas avaliações realizadas pelo aplicativo Saúde Já. Os relatórios mais recentes apontam que a média obtida pelos serviços é de 4,51%. Este valor na escala Likert, que vai de 1 a 5, corresponde a uma nota um pouco acima de 9. A escala Likert foi criada em 1932 nos Estados Unidos e é usada para medir atitudes e opiniões.

Maior TelePrEP do Brasil

Um procedimento de destaque da Central Saúde Já é o tratamento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) do HIV, que é o maior do país. Trata-se do atendimento a usuários que buscam medicamentos que podem ser usados antes da relação sexual desprotegida.

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 Priscila Velasco de Souza, supervisora.

“Hoje nós temos o maior serviço de TelePrEP do Brasil. Os usuários chegam até a central encaminhados pelo Centro de Orientação e Aconselhamento, o COA, ou através de e-mail solicitando o atendimento para a consulta de profilaxia. Os enfermeiros realizam a prescrição através de consulta para que eles possam retirar as suas medicações no COA, nas unidades de saúde e nas unidades de dispensação médica”, explicou a enfermeira supervisora Priscila Velasco de Souza.

O atendimento do TelePrEP é feito por uma equipe de dois enfermeiros e um farmacêutico. O número de atendimentos soma cerca de 900 por mês.

Atendimentos

A Central funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, inclusive nos feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Atualmente, além da realização da videoconsulta pelo aplicativo Saúde Já, no celular, também é possível fazer a consulta por vídeo por computador que dispõe de câmera e microfone. Para utilizar essa modalidade, é preciso ter o cadastro definitivo no e-saúde, ter o aplicativo Saúde Já e também o cadastro com login e senha pelo e-cidadão. Assim, depois de ligar para a central e ser verificada a necessidade de videoconsulta, o usuário pode acessar o sistema pelo computador para falar com o médico da Central.

Serviços ofertados

Além do atendimento de saúde, a Central também é o canal para que o cidadão tire dúvidas sobre serviços do SUS Curitibano e agende alguns procedimentos. Saiba quais são:

1.   Atendimento sintomático respiratório covid-19.

2.   Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras.

3.   Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos).

4.   Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo).

5.   Consulta de enfermagem para apoio na amamentação.

6.   Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (PrEP) do HIV.

7.   Apoio para parar de fumar.

8.   Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba.

9.   Agendamento de vacina covid para bebês.

10.  Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero.

11.  Agendamento de avaliação para isenção de tributos.

12.  Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental.

13.  Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose.

14.  Realização de cadastro definitivo e atualizações do App.

15.  Unificação de cadastro definitivo.

16.  Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS.

17.  Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba.

18. Atualização de Carteira Vacinal: resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde.