Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Prata da casa

Descoberto nas aulas de Educação Física, estudante de Curitiba é destaque nacional na ginástica artística

Estudante da rede municipal é destaque na ginástica. Curitiba, 17/02/2025. Foto: Luiz Costa/SME

O estudante Lorenzo de Oliveira, matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Miguel (CIC), é destaque na ginástica artística. Nesta segunda-feira (17/2), o menino esteve na Secretaria Municipal da Educação para apresentar sua conquista mais recente: o bronze no Torneio Nacional Loterias Neutrox, realizado em novembro do ano passado em Palmas (TO), que teve cerca de mil atletas inscritos de todo Brasil.

SAIBA MAIS sobre a parceria entre Educação e Esporte para o incentivo de jovens atletas

Acompanhado da família, ele foi recebido pelo secretário Jean Pierre Neto e pela equipe de Educação Física.

“Ficamos muito orgulhosos do nosso estudante, ele merece os parabéns por toda dedicação e disciplina que o esporte requer”, disse o secretário.

Desde os 7 anos, quando ainda estudava na escola Raoul Wallenberg, no Butiatuvinha, Lorenzo já chamava a atenção dos professores de Educação Física. Ao observar seus alunos, Ana Alice Moraes Silvério percebeu que o estudante tinha facilidade nos saltos, piruetas e cambalhotas. A professora sugeriu que a mãe, Silmara de Oliveira, procurasse uma escola de ginástica artística. Silmara, então levou Lorenzo à escola Ginástica Artística Paranaense, entidade incentivada pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba

“Além dos treinos, o cuidado envolve acompanhamento com psicólogo do esporte, nutricionista, entre outros. É interessante porque ele é o único da família com esse talento, desde muito pequeno, e buscamos dar todo incentivo e suporte”, contou a mãe.

Hoje, o menino de dez anos, tem uma rotina de treinos intensa, são quatro horas e meia por dia, cinco vezes por semana, no contraturno. E o esforço tem sido recompensado. Fabíola Berwanger, professora de Educação Física do Departamento de Ensino Fundamental da SME, destaca que o estudante já tem dezenas de medalhas e um potencial imenso. “Neste último torneio nacional, ele conquistou o pódio e ficou com o bronze na categoria dele, disputando com os melhores atletas do Brasil”, avaliou Fabíola.