Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pensando no futuro

Depois de cancelar a previdência complementar, guarda municipal de Curitiba volta a poupar para a aposentadoria com a CuritibaPrev

Servidor da Prefeitura de Curitiba desde 2019, o guarda municipal Acir José Batista, de 51 anos, voltou a ser participante da CuritibaPrev. - Curitiba, 15/04/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Servidor da Prefeitura de Curitiba desde 2019, o guarda municipal Acir José Batista, de 51 anos, voltou a ser participante da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) em junho de 2023.

“Quero recuperar o tempo perdido, eu me arrependi de ter saído. Hoje eu falo para os meus colegas que é uma vantagem. Se você aplicar o dinheiro em outros lugares, não chega no valor de rentabilidade que eles alcançam”, relata o servidor.

Quando tomou posse, Batista foi automaticamente cadastrado na previdência complementar patrocinada da CuritibaPrev, que é um benefício oferecido pela Prefeitura de Curitiba aos novos servidores. Ele conta que, naquele momento da nomeação, não sabia como funcionava a poupança previdenciária. “Escutei os meus colegas de trabalho falando que não era seguro e em dois meses eu já cancelei”. 

O guarda municipal diz que, com o avanço da idade e a aposentadoria do irmão, o pensamento de “o que vai ser do futuro” tornou-se uma realidade. O servidor decidiu então estudar a previdência complementar. Foi assim que tomou a decisão de voltar para a CuritibaPrev. 

Por que ter previdência complementar?

“Não quero chegar ao fim da carreira e ter dificuldades, busco ter tranquilidade financeira”, diz ele, ao estabelecer seus motivos para ser participante. “São três razões principais: o patrocínio da Prefeitura, a redução do imposto de renda e a rentabilidade”, explica.

Servidores que ingressam no quadro desde 2019 são vinculados ao CuritibaPrev Plan 1, assim que tomam posse. O participante contribui e o patrocinador também. A soma desse dinheiro e a rentabilidade do investimento pertencem ao servidor e ficam vinculadas ao seu CPF. 

Para o guarda municipal, o plano de previdência ajuda também na disciplina financeira. “Se fosse uma aplicação numa conta própria, eu acabaria esquecendo ou deixando para depois. Desse jeito, todo mês eu contribuo para a minha aposentadoria”, diz. 
Todos os servidores estatutários podem ser participantes da CuritibaPrev. O tipo de plano varia de acordo com a data de ingresso do profissional no quadro. Os que ingressaram antes de 26 de setembro de 2017 ficam vinculados ao CuritibaPrev Plan 2. Quem entrou a partir desta data conta com o Plan 1.

No site da CuritibaPrev, o servidor pode conhecer mais sobre os planos. Saiba mais AQUI.

Quem quiser solicitar informações sobre a previdência complementar da CuritibaPrev pode preencher o formulário neste LINK.

Se preferir, simule AQUI o valor da sua previdência complementar.