Nesta semana, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba promoveu, no Hospital Geral de Curitiba (HGeC), o curso de primeiros socorros através do Plano de Auxílio dos Hospitais (PAM HOSP). O curso, com duração de dois dias, foi ministrado para 70 militares.
O PAM HOSP é uma iniciativa criada em 2019 pela Defesa Civil de Curitiba, que conta com 26 hospitais públicos e privados credenciados. O plano prevê a colaboração rápida e eficaz de diferentes equipes, como o corpo de bombeiros, guardas municipais, entre outras, garantindo que esses profissionais estejam aptos para agir em possíveis situações de emergência.
“O hospital, por si só, é muito complexo. As suas atividades diárias já envolvem situações de emergência, mas quando ocorre um evento adverso, a saída ordenada e o acompanhamento das vítimas tornam a situação mais fácil de ser gerida. Por isso, é imprescindível realizar esses simulados”, conta Rodrigo Alípio, chefe de operações da Defesa Civil de Curitiba.
O curso, com duração de oito horas, foi dividido em duas turmas. No primeiro dia, os participantes aprenderam conceitos básicos de primeiros socorros, como a abordagem primária, o atendimento a vítimas, a colocação de colar cervical, o controle de hemorragias e a utilização de bandagens. No segundo dia, o treinamento focou em situações mais específicas, como o tratamento de queimaduras, fraturas e o transporte de vítimas com tábua, simulando o resgate em condições de difícil acesso.
Agora, o próximo passo será a realização de um simulado de emergência para testar os conhecimentos adquiridos durante o treinamento, previsto para o próximo mês.