Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade resiliente

Defesa Civil prepara hospitais para colaboração em rede

Defesa Civil lança plano de auxilio Mútuo de Curitiba (PAM) inédito no País. São 19 hospitais da cidade que vão funcionar como modelo. Curitiba, 11/12/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Vinte e seis hospitais da capital já aderiram ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM) organizado pela Defesa Civil. A iniciativa voltada especificamente aos hospitais é inédita no Brasil. 

O foco do PAM é que, a partir de protocolos e treinamentos, os hospitais da cidade estejam integrados e aptos para prestarem auxílio mútuo rápido e eficaz em casos de situações de emergência que extrapolem a capacidade de atendimento individual, como um incêndio, alagamento e destruição das estruturas após chuvas intensas.

“É uma ação de vanguarda, que esperamos consolidar e instigar outras cidades a produzir modelos semelhantes”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Após as tratativas formais iniciais, o grupo dará início às atividades de preparação, que incluem regulamento, plano de ação detalhado, auxílio no treinamento dos brigadistas e simulados de grande porte.

Com a integração, o objetivo é que rapidamente se saiba os locais onde haja vagas e quais profissionais podem ser deslocados para determinada situação. Outra ideia é montar um hospital de campanha, com tendas próximas ao local da emergência, para o primeiro atendimento até o encaminhamento a um hospital integrado ao PAM. 

Projeto

A ideia surgiu em reuniões prévias entre a Defesa Civil e o Hospital São Vicente, após a queda de granizo que atingiu a cidade em setembro. Naquele mês, um incêndio de grandes proporções provocou a morte de dezenas de pessoas no Hospital Badim, no Rio de Janeiro. 

A preparação vai incluir situações de apoio a emergências que ocorram fora dos hospitais também.

“Vivemos em um mundo em que é necessário trabalhar em rede. Essa atuação faz parte da construção de uma cidade resiliente”, aponta o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

Instituições interessadas em integrar o PAM dos Hospitais podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo email defesacivil@smds.curitiba.pr.gov.br.

Áreas de atuação

Composta por guardas municipais, a Defesa Civil de Curitiba é responsável por organizar toda a estrutura de materiais e de recursos humanos, das mais diversas áreas, que prestará atendimento à população em situações de emergência. 

Os profissionais da Defesa Civil atuam em cinco frentes: prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. “O trabalho de preparação é fundamental para que, durante o evento emergencial, todas as pontas da rede sejam acionadas para prestar socorro ágil e eficiente, diminuindo impactos e restabelecendo a normalidade no menor tempo possível”.

Participaram do lançamento do PAM dos Hospitais, nesta quarta-feira (11/12), o diretor-presidente do Hospital São Vicente, Charles London; o diretor do departamento de Urgência e Emergência de Curitiba, Pedro Almeida; o subcomandante do 1º Grupamento dos Bombeiros (GB), major Fábio Félix Pedroso; o subcomandante do 7º GB, major Mário Sérgio Garcez da Silva; o diretor do Hospital Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; o chefe do núcleo Santa Felicidade da Guarda Municipal, João Batista dos Santos; e o administrador regional do Portão/Fazendinha, Gerson Gunha.