Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação Social

Defesa Civil e Guarda Municipal realizam evento solidário de Natal na APACN em Curitiba

Guarda Municipal e Defesa Civil realizam evento de Natal na APACN apoio à criança com câncer. Curitiba, 20/12/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nesta sexta-feira (20/12), a Defesa Civil e a Guarda Municipal de Curitiba, em parceria com diversos voluntários, promoveram um evento natalino repleto de solidariedade na APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Câncer, localizada no bairro Capão da Imbuia. A ação foi dedicada para as 32 crianças atendidas pela instituição e suas famílias, proporcionando um dia de atividades festivas, integração e alegria.

Além das equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, a iniciativa contou com a participação de voluntários do Rotary Club – Avenida das Torres, Sanepar, Projeto Pelicanos – Comida Solidária, Viacred e Instituto Humsol.

De acordo com Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, o órgão está habituado a prestar auxílio em situações de emergência e desastres, e decidiu estender esse apoio às famílias que enfrentam o difícil desafio do tratamento de uma doença grave. “Trouxemos nosso voluntariado como uma forma de solidariedade. Esse é também o papel da Defesa Civil, levar acolhimento à sociedade. Essa ação nos permite conhecer essas famílias de perto, entender suas necessidades e ver como podemos ajudar, tanto como cidadãos quanto como representantes da Prefeitura de Curitiba”, afirmou Ribeiro.

Fundada em 1983, a APACN foi pioneira no Brasil no apoio a crianças e adolescentes com câncer e doenças raras. A instituição oferece abrigo e suporte às famílias de crianças em tratamento que vêm de outras cidades e não têm onde ficar. "Aqui oferecemos hospedagem, quatro refeições diárias, transporte para os hospitais, escolarização em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado, além de atividades para as famílias, tudo com o apoio de voluntários", explicou Cristina Trevisan Costa, nutricionista da APACN.

Cristina também destacou o impacto positivo de ações solidárias como essa. “Elas ajudam a distrair as crianças e a tirar o foco do tratamento, além de amenizar a saudade de casa. Saber que há pessoas que se preocupam com elas é muito importante”, ressaltou.

Programação especial

Durante o evento, as crianças participaram de uma programação variada. Elas tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da Defesa Civil e se divertiram com diversas atrações. As atividades incluíram sessões de contação de histórias promovidas pela Viacred e pelos voluntários da Sanepar, um show de mágica apresentado por Joelson, do Projeto Pelicanos, e apresentações dos projetos "Teatro de Fantoches" e "Cão Amigo", da Guarda Municipal. O ponto alto do dia foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu presentes e encantou os pequenos.

Damaris de Souza Henrique, moradora de Mandaguari, no norte do Paraná, está abrigada na APACN há dois anos e meio para acompanhar o tratamento da filha Hadassa, de cinco anos, diagnosticada com hidrocefalia e um câncer na cabeça. A instituição também acolheu seus outros três filhos, que não tinham com quem ficar em sua cidade de origem. “Esse é um momento muito difícil, mas graças a Deus recebo o apoio e o carinho da APACN, que acolhe a mim e meus filhos. Aqui eu fico tranquila, sabendo que eles estão bem cuidados”, afirmou Damaris.

Ela também destacou a importância do carinho dos voluntários. “As crianças ficam muito felizes, é uma rotina diferente, e elas gostam muito”, acrescentou.

Apoio às famílias

Os familiares das crianças também foram contemplados com diversas atividades. O Instituto Humsol organizou rodas de conversa e um animado bingo natalino, além de oferecer serviços de beleza gratuitos, como cortes de cabelo. Para tornar o evento ainda mais especial, as refeições ofertadas ao longo do dia foram preparadas por voluntários do Rotary Club, da Sanepar e da própria APACN, sob a coordenação do renomado chef Délio Canabrava.

“Essas famílias estão longe de casa e, muitas vezes, de outros filhos. Por isso, decidimos trazer empatia e calor humano, especialmente nesta época do ano, que é muito sensível. Organizamos tudo com carinho e o apoio de diversos parceiros”, explicou Simone Beck Ribeiro, presidente do Instituto Humsol, que há 15 anos atua na prevenção e conscientização sobre o câncer em Curitiba.