Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade Resiliente

Defesa Civil de Curitiba participa de encontro internacional para redução de riscos de desastres

Defesa Civil de Curitiba participa de evento internacional para redução de riscos de desastres. Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Curitiba está participando da VIII Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe (PR23). O encontro acontece em Punta del Este, no Uruguai, de 28 de fevereiro a 2 de março.

Além de acessar ações desenvolvidas em outros países, a Defesa Civil também apresenta as soluções desenvolvidas na capital paranaense.

Com o tema Ciência e Tecnologia para a Gestão Integrada de Riscos de Desastres, o evento reúne governos, organizações não governamentais, setor privado, sociedade civil e comunidades científico-tecnológicas para discussão de viabilidade, desenvolvimento, financiamento e implementação de ações de gestão integrada do risco de desastres.

“Estamos conhecendo o que está sendo realizado em termos de ações na América Latina e Caribe para a redução de riscos e desastres e também para a construção da resiliência. Curitiba está compartilhando aquilo que a cidade já vem fazendo ao longo dos anos e que a torna uma cidade resiliente”, diz o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, que representa a cidade no evento.

O coordenador explica ainda que a cidade já participa de diversas ações mundiais, incluindo a campanha Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient) - MCR 2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas (ONU), que visa à redução de desastres e o desenvolvimento de resiliência urbana.

A capital paranaense investe na prevenção e conta com uma Central de Monitoramento da Defesa Civil Municipal. Dez estações meteorológicas próprias e uma estação hidrológica foram adquiridas pelo município e estão em fase de implantação.

A intenção é ampliar a capacidade de prevenção de desastres com equipamentos que permitem uma coleta de dados mais precisa de fenômenos climáticos.