A Defesa Civil de Curitiba está participando da VIII Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe (PR23). O encontro acontece em Punta del Este, no Uruguai, de 28 de fevereiro a 2 de março.
Além de acessar ações desenvolvidas em outros países, a Defesa Civil também apresenta as soluções desenvolvidas na capital paranaense.
Com o tema Ciência e Tecnologia para a Gestão Integrada de Riscos de Desastres, o evento reúne governos, organizações não governamentais, setor privado, sociedade civil e comunidades científico-tecnológicas para discussão de viabilidade, desenvolvimento, financiamento e implementação de ações de gestão integrada do risco de desastres.
“Estamos conhecendo o que está sendo realizado em termos de ações na América Latina e Caribe para a redução de riscos e desastres e também para a construção da resiliência. Curitiba está compartilhando aquilo que a cidade já vem fazendo ao longo dos anos e que a torna uma cidade resiliente”, diz o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, que representa a cidade no evento.
O coordenador explica ainda que a cidade já participa de diversas ações mundiais, incluindo a campanha Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient) - MCR 2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas (ONU), que visa à redução de desastres e o desenvolvimento de resiliência urbana.
A capital paranaense investe na prevenção e conta com uma Central de Monitoramento da Defesa Civil Municipal. Dez estações meteorológicas próprias e uma estação hidrológica foram adquiridas pelo município e estão em fase de implantação.
A intenção é ampliar a capacidade de prevenção de desastres com equipamentos que permitem uma coleta de dados mais precisa de fenômenos climáticos.