Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade resiliente

Defesa Civil de Curitiba amplia parceria com Simepar para monitoramento climático

Defesa Civil de Curitiba amplia parceria com Simepar para monitoramento climático. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Atenta às mudanças climáticas, a Defesa Civil de Curitiba tem buscado diversas alternativas para monitorar o clima e antecipar desastres na capital paranaense. O órgão tem intensificado a parceria com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), tanto na troca de informações quanto no aperfeiçoamento profissional.

“Curitiba conta hoje com estações meteorológicas e hidrológicas próprias espalhadas por todas as regionais da cidade. Todas essas informações são compartilhadas em tempo real com o Simepar por meio de um Termo de Cooperação Técnica. Em contrapartida, o Simepar cedeu sua plataforma para abrigar esses dados”, explica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Segundo Ribeiro, a novidade para o próximo ano será a entrega de uma nova plataforma exclusiva de monitoramento dos radares meteorológicos municipais, o que deve aprimorar a visualização dos dados, permitindo uma análise mais detalhada das condições meteorológicas e hidrológicas.

'Além dessa nova plataforma, toda a equipe da Defesa Civil passará por um aperfeiçoamento profissional com o Simepar, com o objetivo de interpretar e qualificar os dados meteorológicos', afirmou o coordenador.

Atualmente, todas as 11 estações meteorológicas, três hidrológicas e uma pluviométrica integram o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev). Os equipamentos, instalados nas dez regionais da cidade, aumentam a capacidade de monitoramento e prevenção de desastres climáticos na capital.

Saiba como funciona o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres de Curitiba
Prefeitura de Curitiba investe em novos equipamentos para monitoramento de condições climáticas


Hipervisor Urbano

Na última semana, uma reunião entre o Simepar, a Defesa Civil e o Hipervisor Urbano foi realizada para definir os próximos passos da parceria. Hoje os dados coletados pela Defesa Civil são compartilhados com o Hipervisor, que funciona como o 'cérebro' da cidade.

Projetado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano é uma plataforma de compartilhamento de dados públicos equipada com ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações, permitindo a gestão de serviços em tempo real e o planejamento de políticas públicas.