Obras de diferentes portes nos seus quatro bairros e para atender às diversas demandas dos moradores. Assim é na CIC, a mais extensa das dez administrações regionais da Prefeitura e que concentra 206 mil pessoas nos bairros CIC, São Miguel, Augusta e Riviera – quase 15% da população da cidade.
Pode parecer trivial para quem vive longe dali, mas a travessia elevada instalada este mês na Rua Cid Campelo, em frente ao Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim, trouxe tranquilidade e segurança moradores, estudantes e trabalhadores da Cidade Industrial. O novo recurso de sinalização substituiu uma antiga lombada física no local e também serve às crianças matriculadas no vizinho CMEI Nova Barigui e seus familiares.
“É bom principalmente para os idosos, que podem atravessar a rua tranquilos e seguros. Os carros reduzem a velocidade e param mesmo para as pessoas”, avalia o comerciante Claudemir Carvalho, que gerencia a loja de materiais hidráulicos e elétricos da esposa, bem em frente à travessia.
“É isso que a Prefeitura quer: que o seu trabalho, desde uma simples intervenção até uma grande obra, faça a diferença na vida dos cidadãos”, resume o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida.
Além disso, neste ano a Regional CIC recebeu mais 15 novas lombadas – todas indicadas por estudos técnicos desenvolvidos pelo setor de Engenharia de Tráfego da Setran (Superintendência de Trânsito de Curitiba) e instaladas por equipes da Prefeitura.
Espaço verde e lazer bem-cuidados
O valor dado por Claudemir à travessia é semelhante para quem vive na Vila Verde, a cerca de 7 quilômetros da sua loja, e faz da Praça Central uma extensão das suas casas. Endereço do centro de lazer e convivência mais próximo para cerca de dez mil moradores, o local foi limpo, roçado e recebeu mais areia na cancha esportiva.
Em breve, as comunidades de outras duas áreas diferentes da regional também poderão usufruir de melhores condições de lazer em espaços abertos: os moradores dos loteamentos Caiuá e Vera Cruz, próximos ao terminal de ônibus do Caiuá, e do Jardim Gabineto, no CIC Norte.
Para Caiuá e Vera Cruz, a novidade prestes a se concretizar é a nova Praça Lodovico Kaminski, já em obras. Já no Gabineto, o presente para os moradores é a pista de caminhada que está surgindo na Praça Ronald Golias.
Conhecendo comida de verdade
A Prefeitura tem planos para os moradores do CIC Norte também na área da segurança alimentar. É lá que vai surgir a próxima horta comunitária em parceria com a Copel, dando aproveitamento a uma extensa área, até então, sem uso – novidade para beneficiar cerca de 80 famílias que serão indicadas pela Associação Comunitária Martas e Marias.
Enquanto isso, no Moradias Augusta, a horta existente recebeu importantes obras de drenagem da água da chuva que alagava o terreno. Assim, a área disponível para plantio cresceu 30%.
Rios e ruas
Rios e córregos também são tratados com carinho pela Prefeitura, que avança na macrodrenagem do Ribeirão dos Müller e acaba de fazer a limpeza do Córrego Capão Raso, na divisa das regionais CIC e Pinheirinho. Sempre acompanhados de atividades continuadas de educação ambiental comunitária, essas são algumas das ações desenvolvidas para zelar pelo meio ambiente e, assim, prevenir alagamentos quando chove forte e rápido.
Depois de seis meses do início da obra, a Rua Eduardo Sprada está terminando de receber melhorias no cruzamento com a Avenida JK. Já foi corrigido o traçado da via, pondo fim à obrigatoriedade de os motoristas fazerem duas curvas fechadas no encontro com a JK e continuarem o trajeto pela via , antes de passar sob a rodovia BR-376. Agora é a vez das obras complementares de drenagem. A seguir, o local ganhará também a Praça da Suécia, já em fase de implantação.
Situada no núcleo habitacional Moradias Vitória Régia, na Cidade Industrial, a Rua Engenheiro Afonso Nadolny está tendo suas calçadas revitalizadas e recendo obras complementares para o escoamento de água da chuva por meio de galerias específicas. As intervenções ocorrem no trecho entre as ruas Cyro Correia e Major Victor Feijó, ao longo de mil metros.
Outra grande obra nova para a CIC - e que já está em uso - é o Teatro da Vila. Instalado na Vila Nossa Senhora da Luz, o espaço é um centro cultural completo e moderno, concebido para a comunidade mostrar suas manifestações culturais, conhecer outras e ter aulas de dança e canto.