A curitibana Patrícia Baudy, 43 anos, tem a “vitrine” de sua Confidence Semijoias em um dos shoppings da capital. O quiosque, repleto de brincos, pulseiras, colares e anéis da marca, é o embrião do sistema de franquias de uma empresa do setor de comércio da cidade que cresce em média 30% ao ano, emprega 51 colaboradores, conta com 420 revendedores e comercializa suas criações em mais de 3.600 pontos pelo Brasil.
O comércio, gerador de emprego e renda na cidade, é destaque nesta terça-feira (29/4) na série de reportagens da Prefeitura em comemoração ao Dia do Trabalho, festejado na próxima quinta-feira (1/5).
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Patrícia Baudy, empresária.
“Tudo começou aqui em Curitiba. Hoje, as semijoias da Confidence são encontradas nos mais variados pontos comerciais, como rede de farmácias, supermercados, salão de beleza, barbearias e até em açougues, onde, acredite, também vendem muito bem”, conta Patrícia, hoje CEO da empresa com sede no bairro Xaxim.
De atacadista de semijoias, quando iniciou o negócio em 2011, à reinvenção da empresa quatro anos depois como comércio de consignação das peças, Patrícia construiu a Confidence não pensando apenas em sua própria independência financeira.
“Também queria gerar empregos em Curitiba e incentivar o empoderamento feminino, com a possibilidade de liberdade econômica de mulheres que viviam relacionamentos abusivos. Muitas delas vieram trabalhar como minhas representantes e conquistaram a independência emocional e financeira”, salienta a empresária.
Com todos esses objetivos realizados, agora é hora de alçar novos voos. Em 2025, Patrícia vai lançar o sistema de franquias da Confidence, com seus quiosques de semijoias disponíveis para quem quiser empreender como ela fez há 14 anos. “Já estamos finalizando todo o projeto de franquia, que exige a construção de um modelo de negócio sólido, com padronização dos processos e da qualidade dos produtos”, conta a empresária.
Vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2021, na categoria Micro e Pequena Empresa, Patrícia garante que atuar no comércio não é uma tarefa para amadores. É preciso se capacitar, como ela fez através do programa da Prefeitura de Curitiba, que além do prêmio, oferece uma jornada de mentorias que antecede à escolha das vencedoras entre as participantes do programa.
“Através do Empreendedora Curitibana, pude trabalhar habilidades importantes para crescer no negócio como oratória, planejamento estratégico, marketing digital e posicionamento da marca”, salienta Patrícia.
Setor aquecido
Assim como Patrícia e sua Confidence, todo o setor de comércio de Curitiba tem bons resultados para comemorar, tanto em geração de empregos como abertura de novos negócios. Além, é claro, do apoio que o segmento tem recebido nos últimos anos do município e que irá avançar ainda mais na gestão do prefeito Eduardo Pimentel.
Lojas de roupas e acessórios, lanchonetes, padarias, restaurantes e empresas de delivery de refeições foram os ramos preferidos por quem resolveu abrir um comércio em Curitiba em 2024.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, das 70.775 novas empresas abertas no ano passado, 11.573 eram negócios ligados ao comércio, com destaque para:
- Vestuário, calçados e acessórios - 1.471
- Alimentos para consumo domiciliar (delivery) - 896
- Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares - 877
- Restaurantes - 683
- Padarias e confeitarias - 458
A abertura de novos pontos de comércio em 2024 foi acompanhada, é claro, da criação de novos empregos no varejo em Curitiba. Dos 35,2 mil postos de trabalho abertos, no ano passado, 10% foram no comércio da capital (3,5 mil), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
E o ritmo de novas contratações no comércio continua alto neste começo de 2025. No primeiro bimestre do ano, o setor ficou atrás apenas dos segmentos de serviço e construção civil. Entre janeiro e fevereiro, lojas de moda e acessórios, padarias, restaurante e outros segmentos do comércio foram responsáveis por 1.100 novas contratações em Curitiba.
“O bom momento do comércio e dos demais segmentos, como os de serviço, construção e indústria, mostra que Curitiba tem feito a lição de casa ao instituir políticas públicas indutoras do empreendedorismo. Estamos avançando ainda mais, na atual gestão, priorizando a desburocratização de serviços para quem empreende e gera empregos e em programas de qualificação para quem quer abrir seu próprio negócio e para quem precisa de um emprego”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Além disso, o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, em fevereiro, contempla uma série de ações que impactam positivamente no comércio do bairro, que reúne próximo de 10% de todo o segmento da capital. Segundo dados do Serviço de Inteligência de Mercado ACP/Equifax, do total de 44.581 comércios de varejo da capital, 4.401 pontos estão no Centro.
O Curitiba de Volta ao Centro reúne iniciativas multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que levou milhares de curitibanos para a Rua Emiliano Perneta e agora está sendo realizado na Rua XV de Novembro; a requalificação urbanística; a ampliação da segurança com o programa Centro Seguro; o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social; a reocupação de imóveis; os incentivos ao comércio e a preservação histórica.
“Estamos vendo a gestão de Eduardo Pimentel cumprindo o compromisso com a renovação do Centro. Todas aquelas frentes que nós propusemos, que eram o acolhimento a moradores em situação de rua, iluminação e mais segurança, tudo isso está se concretizando. Vemos mais gente nas lojas, mais gente circulando, e isso é muito positivo”, afirma o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone.
No começo de abril, o prefeito Eduardo Pimentel fez questão de apresentar pessoalmente, na sede da ACP, o Curitiba de Volta ao Centro a empreendedores e representantes de entidades de classe.
Curitiba tem uma forte política de apoio ao empreendedorismo que beneficia o comércio:
- A Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019) e a regulamentação municipal em Curitiba (Lei Complementar nº 606/2024) beneficiam um total de 606 atividades econômicas, dispensando-as de certos alvarás e licenciamentos. Só no comércio, foram beneficiadas atividades como armarinhos, papelarias, calçados, vestuário, agências de publicidade e de viagens, consultorias, engenharia e arquitetura.
- Hoje para abrir uma empresa em Curitiba leva-se, no máximo, 2 horas, graças a iniciativas como o ingresso da capital na Redesim (que hoje reúne Prefeitura, Junta Comercial do Paraná, OAB-PR, Receita Federal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros), que permite aos empresários o acesso a um ambiente integrado, padronizado e transparente para a legalização das suas empresas.
- Os Liceus de Ofícios e Inovação, vinculados a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, têm cursos gratuitos e preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação, inclusive, para disputar uma vaga no comércio. Mensalmente são oferecidas vagas para diversos cursos, como atendimento para garçom, preparo de pizza, técnicas de confeitaria e informática. As inscrições ocorrem no Portal Aprendere da Prefeitura.
- Capacitações gratuitas ofertadas no Pinhão Hub pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, através da Agência Curitiba, também beneficiam quem tem um comércio em Curitiba. Programas como Bom Negócio e Empreendedora Curitiba preparam os quem busca habilidades como gestão financeira, planejamento estratégico, marketing digital e liderança.
- Os Espaços Empreendedor da Prefeitura, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Agência Curitiba, dão apoio a microempresários e microempreendedores individuais, muitos deles com comércios. Nas dez unidades, localizadas em nove Ruas da Cidadania e no Pinhão Hub, são ofertados serviços gratuitos como abertura de empresa, emissão de notas fiscais e encaminhamento para consultoria qualificada em áreas como marketing, finanças, planejamento, gestão e controle financeiro do negócio, em parceria com o Sebrae-PR.