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Maio Amarelo

De motociclistas a pedestre, "consciência no rolê" torna o trânsito mais seguro em Curitiba

O motorista deve ficar ligado também na sinalização de suas intenções, o famoso “dar a seta!”. “Temos muitas mudanças de faixas e conversões. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Abandonar ou adotar certas práticas no trânsito pode resultar em maior segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. Dar a vez para o outro condutor em um cruzamento movimentado é um exemplo de gesto que pode tornar a experiência no trânsito mais segura e tranquila.

Com a ideia de estimular a empatia, de colocar-se no lugar do outro, a Prefeitura de Curitiba lançou a campanha Consciência no Rolê, dentro da programação do Maio Amarelo, mês de promoção da segurança no trânsito.

Na campanha, motociclistas tiveram a experiência de ser agentes de trânsito por um dia. Após aulas e orientações, eles foram às ruas e participaram da organização de uma blitz real. A experiência é mostrada em comerciais da campanha Maio Amarelo de 2023 nas tevês, rádios e redes sociais.

Neste ano, o Maio Amarelo foca os motociclistas, que são as principais vítimas em acidentes fatais na capital paranaense.

Segundo da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, em 2020 foram registradas 69 mortes de motociclistas em Curitiba. Em 2021, o número aumentou para 76. Já em 2022, segundo leventamentos preliminares do Projeto Vida no Trânsito (PVT), houve uma pequena redução, com 63 mortes. Porém, o motociclista ainda é a maior vítima de mortes no trânsito curitibano.

"No entanto, a consciência no trânsito também envolve pedestres, motoristas e ciclistas. Todos precisam ter essa empatia", defende o gerente de Programas de Segurança Viária da Superintendência de Trânsito (Setran), Gustavo Garrett.

O tamanho do veículo indica responsabilidade do condutor. Os maiores (carros e caminhões) devem cuidar dos menores (motos, bicicletas e pedestres), mais frágeis em caso de acidentes.

Todos devem usar os equipamentos de segurança, que são essenciais. "No carro, o cinto de segurança. Na moto, o capacete. Na bicicleta, capacete e luzes refletivas", reforça Garret.

O gerente de Programas de Segurança Viária da Setran também pede que ninguém aceite desafios e nem provocações no trânsito. "E nunca dirija ou pedale se estiver sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica", acrescenta ele.

Mobilização

Em 2023, o Maio Amarelo completa dez anos no Brasil e mais uma vez coloca em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

O movimento internacional teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela, nesse caso, simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

A seguir você conhece ações e práticas recomendadas para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas que podem salvar vidas:

PEDESTRE

  • O uso do celular e de fones de ouvido tem se tornado um agravante na desatenção dos pedestres, contribuindo para acidentes com motos, carros e até veículos do transporte público. Está na rua? Coloque o celular no bolso, evite usar fones de ouvido ou, ao menos, abaixe o volume no momento em que for atravessar uma via.

MOTORISTA

  • O uso do celular também é um agravante na desatenção dos motoristas. Utilizar o telefone ao dirigir é proibido e o motorista pode ser multado e perder pontos na carteira.
  • O condutor de um carro deve ficar ligado ainda na sinalização de suas intenções, em especial em “dar a seta”. Como há muitas mudanças de faixas e conversões, o motorista precisa se antecipar, estar na faixa correta, e sempre fazer na sinalização com as setas do carro.
  • Os motoristas devem obrigatoriamente manter a distância de 1,5 metro do ciclista.
  • De carro, cuidado com o farol alto. A luz do veículo pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto.

MOTOCICLISTA

  • Velocidade e corredor entre automóveis não combinam com direção de moto. Os acidentes em situações que o motociclista está utilizando o corredor têm aumentado.
  • Quer ir lá para frente, na moto-caixa, quando a via tem? Faça isso com segurança e com velocidade compatível.
  • Evite abusar da velocidade. Com o aumento dos serviços e apps de entrega, muitos motociclistas acabam se arriscando para concluir a entrega no prazo, o que pode levar a graves acidentes.
  • Respeite a sinalização, em especial as luzes dos semáforos. Não faltam casos de motociclistas que se envolvem em acidentes por furar o sinal vermelho.

CICLISTA

  • Os ciclistas devem circular pela ciclovia ou ciclofaixa (com as das vias calma). Quando ela não existir, pedale no sentido do trânsito, nunca na contramão.
  • Pedale no mesmo sentido dos veículos, próximo às bordas da pista. Sinalize suas intenções e respeite toda a sinalização, inclusive os semáforos.
  • Circular na canaleta de ônibus é proibido, seja qual for a modalidade - carro, moto ou caminhando, mas os ciclistas são os que mais se arriscam nesta prática.

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