Com todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos definidos pela Secretaria Municipal da Saúde para evitar o contágio de covid-19, todos os Centros Esportivos da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj) retomaram as atividades presenciais.
As atividades esportivas do programa de contraturno Escola+Esporte=10 (EE10) são feitas no modelo híbrido, o aluno faz uma aula presencial e a seguinte é on-line. As demais estão sendo feitas presencialmente, de forma gradativa, com número reduzido de alunos.
O retorno começou no dia 2 de agosto e foi possível graças ao avanço da vacinação contra a covid-19 em Curitiba, com os reflexos positivos de diminuição dos números de novos casos, queda nas internações em UTIs e menos mortes nas faixas etárias que já se vacinaram.
Os núcleos regionais da Smelj entraram em contato com alunos avisando do retorno das aulas presenciais. As atividades presenciais precisam ser feitas de máscara, com distanciamento e o uso de álcool em gel.
Curitiba em Movimento
Neste primeiro momento, o retorno das aulas presenciais foi priorizado para os alunos que já estavam matriculados antes da pandemia, quando as aulas foram suspensas.
Mas quem tem interesse em praticar atividade física gratuita já pode se cadastrar no portal Curitiba em Movimento ou pelo aplicativo Curitiba App. O portal está no ar desde o dia 12 de julho e utiliza o sistema E-Cidadão, que é o padrão da Prefeitura de Curitiba.
No portal, o cidadão pode escolher a atividade física pela qual tem interesse e, quando abrirem novas vagas, será informado por e-mail. Ainda, quando um aluno matriculado tem duas faltas não justificadas, o sistema automaticamente abre essa vaga para um novo cadastro.
São 53 opções diferentes para a prática de atividades físicas e esportivas gratuitas nos Centros de Esporte e Lazer da Prefeitura. Ao fazer o cadastro, e ser informada de uma vaga disponível pelo portal, a pessoa deve entrar em contato com a coordenação do centro esportivo escolhido para participar das aulas e agendar um horário para fazer a avaliação física antes de iniciar suas atividades.
“O portal representa a modernização do sistema de matrículas e vagas da Smelj, vai gerar maior transparência e as pessoas vão poder acompanhar mais facilmente quando uma nova vaga estiver disponível para a atividade física desejada”, explicou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.
Mesmo quem ainda não está matriculado em uma aula presencial não tem desculpa para ficar parado. No portal Curitiba em Movimento são disponibilizados vídeos com aulas on-line para as pessoas se exercitarem em casa.
Na medida que a situação da pandemia em Curitiba for melhorando, novas turmas serão abertas e as pessoas cadastradas no portal serão avisadas.