Em 2019 a região central de Curitiba viveu uma das maiores transformações urbanas das últimas décadas. O ano começou com a entrega e funcionamento do Cine Passeio e terminou com a revitalização do Passeio Público, do Belvedere e da estufa do Jardim Botânico, beneficiando moradores dos 18 bairros da Regional Matriz e outros milhares de curitibanos de todas as partes da cidade que circulam diariamente pelo coração da capital.
Da menor praça às maiores e mais antigas, existem melhorias feitas pela Prefeitura de Curitiba, que que espalhou obras e serviços como asfalto novo, iluminação LED, mais guardas municipais, cuidando e resgatando essa parte da cidade.
Curitiba de Rosto limpo
O programa Rosto da Cidade completou em 2019 mais de 60 imóveis com pintura nova e antipichação. São edificações públicas e particulares em eixos importantes da cidade, como setor histórico. Entre eles a Capela Santa Maria e o Solar do Barão tiveram recuperação de fachada.
Belvedere recuperado
Na Praça João Cândido, o Belvedere, uma construção da década de 1910 que estava abandonada por anos, foi entregue completamente revitalizada e ocupada pela Academia Paranaense de Letras. Um café em parceria com Sesc/Senac encherá o lugar de charme e de pessoas.
Belas e acessíveis
Obras de mobilidade na Rua Voluntários da Pátria, nas calçadas da Rua São Francisco e acessibilidade no Largo da Ordem integram o pacote do Rosto da Cidade para valorizar os pedestres, potencializar o comércio e atração turística e de lazer nesses trechos.
Passeio Público e cinema
O Passeio Público, parque mais antigo da cidade, ganhou vida nova com a maior reforma das últimas décadas. As velhas estruturas sem uso deram lugar a um lindo jardim com paisagismo especial, cheio de flores, grama, bancos e deck no entorno do lago. Um ambiente aberto e convidativo para o passeio em família.
No mesmo eixo está o Cine Passeio, um novo complexo cultural da cidade, com duas salas de cinema e estrutura para formação audiovisual e inovação na área da economia criativa. As obras do espaço foram terminadas e o local equipado e entregue pela atual gestão em março de 2019, quase 10 anos depois do início das obras.
Parques e praças impecáveis
O Bosque Portugal, que fica entre o Bacacheri e o Jardim Social, recebeu 123 postes com lâmpadas LED no entorno pista de caminhada.
Em 2019 também foram revitalizadas as praças 29 de Março, nas Mercês, a Eppinghaus, no Juvevê, que virou a estrela do bairro. Ainda nas Mercês, a Himeji depois de 30 anos foi reformada do piso ao teto do Pagode Japonês que identifica o local.
“Conheço a praça há quatro anos, sempre venho para passear com meu cachorro. Essas reformas a deixaram mais atraente. Trocaram os telhados, limparam tudo”, disse Júlio César, morador do bairro Mercês.
Iluminação nova e eficiente
De ponta a ponta, a Avenida Sete de Setembro ganhou em 2019 luminárias LED, 40% mais econômicas e com melhor ganho de luminosidade. Do Alto da XV até a Fonte de Jerusalém, no Seminário, foram trocadas 518 luminárias de vapor de sódio.
O mesmo modelo foi implantado na Avenida Afonso Camargo e também no entorno da Rodoferroviária.
Asfalto recuperado
Em 2019 foram recuperados 10 quilômetros de malha asfáltica de ruas e avenidas dos bairros da Regional Matriz. O ano termina, mas o trabalho não para e outros 8.933 quilômetros estão em obras.
As intervenções passaram por 21 trechos de vias importantes, como Rua Alferes Ângelo Sampaio, Alameda Doutor Muricy e outras ligações importantes com grande fluxo de veículos e, principalmente, ônibus do transporte coletivo.
Para deixar as travessias das ruas mais seguras, especialmente para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, o Distrito de Manutenção Urbana da Matriz construiu e recuperou mais de 60 rampas de acessibilidade.
Saúde
No Alto da Glória, a Prefeitura entregou a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e de suas famílias.
O espaço foi ampliado e passou de 10 para 16 consultórios, uma sala para treinamentos e reuniões, seis banheiros e um refeitório e uma equipe de 20 profissionais. Com a nova estrutura, a capacidade de atendimento passou de 250 para 400 pessoas.
Nas Unidades Básicas de Saúde da Regional foram realizados mais de 346 mil procedimentos médicos e de enfermagem.
Mais guardas circulando
Com novas contratações, este ano mais de 100 Guardas Municipais circulam pela área central da cidade, fazendo rondas preventivas, em praças e no Passeio Público, além de intensificar as rondas com o apoio dos grupos especiais.
Regional Matriz em números
- 19 km de asfalto pronto ou em execução
- Mais de 60 rampas de acessibilidade nos cruzamentos de ruas e avenidas
- 263 pontos de iluminação implantados
- 100 guardas municipais circulando pela área central da cidade, em rondas preventivas
- 60 imóveis históricos com pintura nova e antipichação
- 346 mil procedimentos médicos e de enfermagem