As apresentações da 39ª Oficina de Música de Curitiba neste sábado (2/7) foram marcadas pela diversidade. O dia começou com a apresentação do grupo Cortina Lírica, na Biblioteca Pública do Paraná, passou pelo Ciclo de Música Paranista no Teatro Cleon Jacques, Oficina Verde na Cinemateca de Curitiba, Teatro da Vila (CIC) e terminou com o Paino Drag da artista Jeruza Muller, na Capela Santa Maria. A programação também integra o Inverno Curitiba.
No Memorial Paranista, o maestro curitibano Alceo Bocchino ( 1918-2013), primeiro regente da Orquestra Sinfônica do Paraná e fundador da Orquestra Sinfônica Nacional, foi um dos homenageados na 39ª Edição da Oficina de Música de Curitiba.
Os músicos Marcelo Oliveira (clarinete e flauta) e Hermes Adriano Drechsel (piano) apresentaram no Teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista, executaram obras de Bocchino e falaram da trajetória do maestro.
A apresentação também abriu o circuito de shows da 39ª Oficina de Música de Curitiba no Memorial Paranista. Até o próximo domingo, estão agendados concertos dedicados à música erudita paranaense e shows de música popular, todos gratuitos.
Homenagem
Durante a apresentação, os músicos falaram sobre a trajetória do maestro curitibano, que também foi regente das orquestras Sinfônica de Bilbao (Espanha) e Filarmônica de Burgás (Bulgária).
O pianista Hermes Drechsel disse que foi uma honra homenagear o maestro e compositor Alceo Bocchino. “Gente nossa, aqui da terra, de Curitiba. Foi mestre e professor de tanta gente. É um nome respeitadíssimo dentro e fora do Brasil”.
Do maestro foram apresentadas duas composições: Que coisa, melodia tema de uma canção com letra de Gabriel Lucena, e Divertimento Curitiboca, uma homenagem a Brahms sobre ritmos da música popular brasileira. Os músicos também interpretaram obras de Henrique de Curitiba (1934-2008).
Uma drag queen na Capela Santa Maria
A guia de turismo, Rute Inoue estava animada e fez um tour pela programação da Oficina de Música. Saiu do Memorial Paranista para o Capela Santa Maria, onde foi assistir o concerto Piano Drag, com a pianista e drag queen, Jeruza Miller.
“A Oficina de Música é maravilhosa, uma oportunidade única para assistir muitas coisas bacanas com preços acessíveis, já compartilhei o link da programação no grupo de turismo”, conta Rute.
A Capela Santa Maria ficou lotada para o concerto de Jeruza Muller, que foi marcado pela diversidade e liberdade criativa. De formação erudita, a artista performática passeou por composições de Cleude Debussy (1862 - 1918), Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Rita Lee e foi aplaudida de pé pelo público.
Semana intensa de shows
A programação da 39ª Oficina de Música de Curitiba segue até o próximo domingo, com uma série de opções de shows e concertos para o público. A programação pode ser conferida no site www.oficinademusica.curitiba.pr.go.br
Parcerias
A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.
Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM.
Inverno Curitiba
O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.