Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
16 anos de atividades

De açougue a cosméticos, Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba se destaca pela variedade

Setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 16 anos. Na foto, a engenheira química Thais Braga, de 56 anos. Curitiba, 11/02/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Nesta quarta-feira (12/2), o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba comemora 16 anos de funcionamento. Inaugurado em 12 de fevereiro de 2009, foi o primeiro espaço em um Mercado Municipal do Brasil a oferecer exclusivamente alimentos e produtos orgânicos, consolidando-se como uma referência nacional no segmento.

Entre os empreendimentos locais, um dos destaques é o açougue orgânico Taurino’s, comandado por Paloma Alberti Gosch e seu marido desde os primeiros anos do setor. 

“Muitos vêm por curiosidade, mas hoje já há uma divulgação maior sobre a criação mais natural dos animais, sem antibióticos, hormônios e com alimentação à base de ração orgânica ou pasto natural”, explicou Paloma.

O público do açougue inclui desde pessoas com restrições alimentares até ex-vegetarianos que voltaram a consumir carne pela confiança na procedência.

Além de hortifrútis e carnes também são oferecidos no setor grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas. Há também um restaurante que utiliza somente produtos orgânicos na preparação de uma refeição mais saudável e saborosa.

Mais acessível

Segundo o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, os orgânicos conquistam cada vez mais espaço. “Hoje nossas hortaliças no Setor de Orgânicos já estão mais acessíveis e têm preço bastante competitivo com o tradicional”, afirmou.

O local se destaca pela oferta de itens com certificação orgânica e monitoramento constante pela Prefeitura, garantindo qualidade e procedência. Os produtos disponíveis vão além da simples ausência de agrotóxicos, sendo produzidos de forma sustentável e respeitando o meio ambiente.

Clientes aprovam

A engenheira química Thais Braga, 56 anos, frequenta o espaço semanalmente há cerca de 10 anos. “Começou com meu marido optando por comprar aqui, e virou hábito familiar”, relatou.

Já a analista de logística Lillian Pinho, 47 anos, visitou o setor a pedido da mãe. “Ela adora vir aqui e conversar com todo mundo. Não é só a qualidade do produto, mas também essa troca com as pessoas que faz diferença”, comentou.

Rede de orgânicos

Além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas administradas pela Prefeitura. Nesses espaços, são vendidos desde hortifrútis e carnes até grãos, cosméticos e roupas livres de produtos químicos.

As feiras acontecem em 12 edições diurnas, a partir das 7h, e duas noturnas, entre 15h e 19h.

O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal funciona de terça a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h, com acesso pela Rua da Paz, 608.