Nos últimos oito anos, o volume de roçadas feitas pela Prefeitura em ruas, parques, bosques e áreas públicas de Curitiba atingiu 164 milhões de metros quadrados, o equivalente a 23 mil campos de futebol.
A roçada faz parte do conjunto de serviços de Zeladoria Urbana, realizado pelas secretarias do Governo Municipal (SGM), de Obras Públicas (Smop) e do Meio Ambiente (SMMA). Esta é uma área crucial do município porque faz a manutenção permanente da cidade e garante condições boas e seguras das estruturas, ruas e espaços públicos.
Por sinal, uma das primeiras ações do prefeito Rafael Greca, quando assumiu a Prefeitura de Curitiba em 2017, foi acompanhar a limpeza e lavagem completa do calçadão da Rua XV de Novembro, no dia 1º de fevereiro de 2017. Desde então, o local passa todos os meses pelo mesmo serviço de manutenção da Limpeza Pública.
A ação envolve 20 funcionários e um caminhão pipa, com água não tratada de reuso, para a limpeza das seis quadras entre as ruas Presidente Faria e Voluntários da Pátria.
Manutenção de ruas e trincheiras
A zeladoria inclui ainda as operações tapa-buracos (manutenção dos pavimentos mais antigos), o plantio de flores, que deixa a cidade mais bonita, manutenção dos pontos de iluminação e da microdrenagem, que assegura o fluxo adequado para as águas da chuva, além de reformas e serviços em estruturas como trincheiras, viadutos e ruas da cidadania
O zelo pela manutenção das estruturas existentes é somado a um amplo programa de execução de obras e serviços de pavimentação, macrodrenagem, calçadas, entre outros.
Trabalho recupera 1.277 km de ruas
No caso da pavimentação, por exemplo, a Prefeitura executou um amplo programa de recuperação da malha viária em toda cidade nos últimos 8 anos.
As equipes coordenadas pela Smop executaram 1.160 km de asfalto novo em 2.077 ruas. As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas indicadas pela população à Central 156 e no programa de consultas públicas Fala Curitiba. O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.
Desse total, 116 km de asfalto novo foram aplicados em ruas de saibro, onde também foi implantada infraestrutura de drenagem (galeria de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio).
Como parte complementar deste trabalho, as equipes de Manutenção Urbana contratadas pela SGM atuaram em várias frentes de trabalho para realizar melhorias no pavimento e na acessibilidade de importantes eixos viários da cidade. As intervenções foram apontadas pela Zeladoria Digital e pelo Fala Curitiba.
Foram realizadas intervenções em 260 ruas, totalizando 117,4 km, nos diversos bairros da cidade. Somados ao total do programa Asfalto Novo, a Prefeitura recuperou 1.277 km de ruas nos últimos 8 anos.
“Um trabalho muito bom, melhorou 100% a nossa rua. O piso trepidava bastante e agora a condição de tráfego ficou excelente”, disse Paulo César Neubauer, que é dono da loja Servtintas, na Rua Desembargador Westphalen, especializada em pigmentos para piscinas, caldeiras e de uso industrial em geral.
A via teve um trecho de 1.650 metros de pavimento recuperado entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Professor Rubens Elke Braga.
A recuperação e restauração de pavimentos desgastados de maneira preventiva antecipa a necessidade de operações de tapa-buracos.
Parte dessa melhoria, nos serviços de aplicações de capas asfálticas, foi feita com o chamado asfalto borracha, que utiliza pneus descartados na composição e é considerado uma modalidade sustentável de recuperação de pavimentos.
Calçadas do Caminhar Melhor
Mas não foram só as ruas que receberam cuidados. A Prefeitura também deu prioridade ao pedestre, através do Programa Caminhar Melhor, concebido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), como forma de promover a mobilidade sustentável na cidade nos bairros da cidade.
A SGM realizou a recuperação de 35,5 km de calçadas, priorizando vias onde estão instaladas escolas municipais, unidades de saúde e outros equipamentos da Prefeitura.
Entre alguns exemplos recentes estão os trabalhos realizados nas Ruas Primeiro de Maio (Xaxim), no entorno da Escola Omar Sabbag (Cajuru), Ruas Cândido Hartmann (Bigorrilho), Eduardo Sprada (Campo Comprido), Léa Moreira de Souza Moura (CIC), Antônio Krainiski (Abranches), Leonor Castellano (Pilarzinho) e Avenida Presidente Wenceslau Braz (Fanny).
Os moradores elogiaram o trabalho da Prefeitura de recuperação de calçadas.
“Melhorou muito para a gente caminhar por aqui, principalmente eu que tenho que me locomover de bengala”, observou Jurema dos Santos, que mora há 55 anos no Barreirinha.
Sob a responsabilidade da Smop, outros 17,1 km de calçadas foram recuperados na cidade, alcançando um total de 52,6 km de passeios entre os que receberam melhorias ou estão com obras em andamento.
Caminhos floridos
Além de limpar e reparar estruturas deterioradas, a Zeladoria Urbana mantém a cidade mais bonita. A presença das flores em locais públicos deixa Curitiba com um colorido todo especial, tanto para curitibanos como turistas e demonstram o zelo da Prefeitura pela cidade.
A cada estação, são plantadas em média 600 mil novas flores em parques, praças, jardinetes, avenidas, ruas e floreiras públicas. A produção anual do Horto do Guabirotuba é de 3 milhões de flores por ano.
Tapa-buraco e drenagem
A manutenção dos pavimentos, realizada pelos Distritos de Manutenção Urbana (DMUs), importante para manter principalmente as vias mais antigas em boas condições de tráfego, chegou a mais de 90 mil intervenções de 2017 a novembro deste ano. Isto representa mais de 30 intervenções por dia nas vias da cidade.
Por seu lado, a manutenção do sistema de microdrenagem executada pela SGM chegou a 984 mil metros em intervenções de assentamento, recuperação e desobstrução de galerias de águas pluviais. Adicionalmente, foram realizadas limpeza e manutenção de caixas de captação somando 319.218 unidades.
Já as equipes da Smop, fizeram a limpeza e desobstrução de 29,5 km de galerias. Todo o trabalho realizado, foi fundamental para a prevenção de alagamentos na cidade.
Viadutos e trincheiras
As trincheiras e passarelas de Curitiba também têm merecido a atenção da SGM, que executa um trabalho de manutenção das superfícies dessas estruturas, com o objetivo de preveni-las da calcinação, preservando-as estruturalmente e esteticamente.
Desde o início do programa, as equipes já recuperaram 25 mil metros quadrados de trincheiras e passarelas, que receberam resina antipichação e correção das superfícies.
Como exemplo, os trabalhos foram realizados em trincheiras e viadutos localizados na Rua Comendador Fontana; Avenida Prefeito Maurício Fruet com a Linha Férrea; BR-277 (Jardim das Américas, Cajuru e Mossunguê); Avenida Sete de Setembro com Rua Ubaldino do Amaral; Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Ubaldino do Amaral; Rua Eduardo Carlos Pereira com Avenida Presidente Kennedy; e Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado.
Guarda-corpos e escadarias
As equipes da Smop também atuaram nessa área de zeladoria. Desde 2021, as intervenções de reparos superficiais, limpeza e pintura de trincheiras, viadutos e pontes atingiu 98.334,62 m² de área.
Além disso, as instalações de guarda-corpos, escadarias e outras intervenções em logradouros públicos chegaram a 959,18 metros lineares de gradis metálicos.
Os equipamentos públicos também receberam cuidados. Foram realizados reparos de vedação em 5.691,11 metros, perfazendo 84 prédios que receberam a benfeitoria.
Limpeza de rios
A Prefeitura faz um trabalho constante de rios e córregos para prevenir inundações em épocas de chuvas fortes. De janeiro de 2017 a novembro de 2024, o trabalho de limpeza e desassoreamento realizado pela Smop chegou a 462,7 km de rios, córregos e valas.
Já as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) retiraram 19.054 mil toneladas de resíduos dos rios da capital, no mesmo período. E a coleta recolheu 424.137 mil toneladas de entulhos vegetais.
Cidade mais iluminada
A ampla rede de iluminação pública da cidade também exige cuidados permanentes. Nos últimos 8 anos, a Smop, responsável por essa manutenção, atendeu a 602 mil solicitações para troca de lâmpadas ou equipamentos.
Além disso, 117 mil pontos da cidade tiveram luminárias convencionais substituídas por LED, mais eficientes e econômicas, o que equivale a 71% da rede do município.