Em hipótese alguma, os encontros descontraídos e mensais do Business Round, promovidos pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, se limitam às conversas de botequim. Das mesas de bares e restaurantes de Curitiba, são firmados importantes acordos comerciais, contratos, parcerias empresariais e fortalecido todo o ecossistema de negócios, inovação e desenvolvimento tecnológico da capital.
Apoiado, inicialmente, com a ideia central de reunir as empresas beneficiadas no programa Curitiba Tecnoparque, o evento cresceu exponencialmente em valor, sentido e procura por empresas e empreendedores da capital. Desde 2019, foram organizadas 31 edições itinerantes da rodada de negócios - 22 delas presenciais e outras nove virtuais.
Comunidade de negócios
Em média, cada encontro recebe ainda 150 empreendedores de Curitiba e região. Mais de quatro mil pessoas acompanharam os encontros presenciais e também as rodas virtuais organizadas no período da pandemia.
“A concepção inicial do Business Round, de ser um ponto de encontro de representantes das empresas beneficiadas pelo Programa Tecnoparque, logo foi extrapolada para agregar todos os atores do nosso ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, promovendo maior conexão e consolidando uma verdadeira comunidade de negócios em Curitiba”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Disrupção inovadora
No âmbito exclusivo do programa Cidade das Startups e ainda dentro do Vale do Pinhão, o Business Round traz, claramente, um caráter disruptivo, prático e plenamente funcional. O programa também engendra uma concepção moderna e implantada, atualmente, nas principais cadeias de negócios sobre inovação e desenvolvimento empresarial em todo o mundo.
Vale do Silício, Austin, Boston, Suécia, Reino Unido, Israel e China são alguns lugares expoentes em pesquisas para fomento de sistemas articulados e indústrias avançadas de tecnologia e inovação em vários setores.
A partir, então, dessa dimensão ainda mais ampla do Business Round, muitos negócios e parcerias empresarias foram impulsionados desde o primeiro evento. Somente nas quatro primeiras edições, em 2019, 600 pessoas participaram das reuniões. Nos encontros seguintes, promovidos em 2021, 2022 e agora em 2023, o movimento chegou a quatro mil participantes entre os eventos virtuais e principalmente presenciais, confirmando engajamento contínuo.
Conexão Produtiva
Apoiados ainda em curadorias técnicas e profissionais, o evento Business Round conecta empresários, pesquisadores, investidores, consultores, profissionais de mercado e gestores públicos numa grande comunidade de negócios formada no ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão. As reuniões são produtivas e trazem efeitos visíveis no ecossistema de inovação da cidade.
Giancarlo Boaron, da empresa WIFI WIZ, espelha isso.
Boaron participa do Business Round desde 2021. Nesta terça-feira (23/10), na edição de outubro organizada no Boteco da Praça, no Batel, o empresário relatou as vantagens de compor o ecossistema de negócios e inovações fomentado pela ação articulada.
“O Business Round já deu muito retorno para nós. Conseguimos fornecedores, parceiros e, inclusive, clientes pagantes, algo muito importante para qualquer empresa ou startup, principalmente, no começo da jornada”, disse Boaron.
Magos da Internet
A Wiz Wifi – empresa chamada de Os Magos da Internet, pelo próprio nome, na tradução do inglês para o português -, transforma redes públicas e privadas de internet em oportunidades de negócio para os donos e gestores dos empreendimentos. Além de garantir segurança jurídica às redes privadas de internet, a companhia adapta cada sistema a uma plataforma exclusiva de vendas e de anúncios.
Recentemente, expandiu os negócios para a Região Metropolitana de Curitiba. Além dos clientes de empresas privadas, a Wiz atende, atualmente, o sistema de transporte público do município de São José dos Pinhais. “Nós transformamos custos e o passivo jurídico de uma rede wifi em uma plataforma de vendas, anúncios e retorno financeiro, tanto nos ambientes privados, como públicos”, disse.
Networking turístico
Em cada edição, um endereço diferente da cidade é indicado pela coordenação para acolher e diversificar toda nova experiência da reunião de ideias, negócios e inovação do Business Round.
O evento já passou por Hard Rock Café Curitiba, Soberbo Gastrobar, Fazenda Churrascada, Souq, O Jardineiro, Hipe Innovation Center, Hotmilk PUCPR, Ópera Arte Café, Quintal do Monge, Carlo Ristorante, Boulevard Curitibano, Âmbar Curitiba, Gas Beer.
A ideia central do programa é engajar a comunidade de empreendedores e promover o networking de empresas, startups, universidades, centros de pesquisas, governo, investidores, aceleradoras, incubadoras e hubs de inovação. A iniciativa também busca impulsionar a rota turística e gastronômica da cidade, dentro das ações específicas do programa Curitiba Destino Inteligente.
Comunidade engajada
A iniciativa também extrapola a concepção de movimento de grupo e se estabelece, a cada nova rodada, como uma comunidade engajada. CEO do Grupo Medless, a empresária Nádia Dietrich confirma a importância funcional e a perspectiva de integração gerada pelo programa.
“Começamos a participar do Business Round há um ano e meio, dentro do programa Tecnoparque, no Vale do Pinhão, quando conseguimos a isenção de ISS para nossa empresa, do setor de Health Tech, de inovação na área da saúde. Desde o começo das rodadas de negócios, fechamos contratos, parcerias com outras empresas e atendemos diversas necessidades da nossa própria empresa em marketing, direito na área da saúde, entre outras demandas”, disse.
A startup do setor de Health Tech funciona no Centro de Curitiba, na Avenida Sete de Setembro. Tem 15 colaboradores nos laboratórios e na parte administrativa. Reconhecida no meio da inovação e tecnologia, principalmente depois da expansão da empresa, Nádia Dietrich concorre, no fim desse ano, ao Prêmio Empreendedora Curitibana.
Recomendação
Ainda sobre o Business Round, Nádia recomenda a presença de mais pessoas nos eventos. “Recomendaria outros empresários e donos de startups participarem do evento porque aqui, no Business Round, você tem oportunidade de conhecer outras empresas, de encontrar emprego ou divulgar a sua empresa É um ótimo lugar, descontraído e prático, onde qualquer um pode participar dos pitchs e apresentar seu projeto”, completou.
Em cada Business Round, são apresentadas 10 empresas ou startups com pitchs de vendas. Nessas mesmas exposições, é possível oferecer oportunidades de negócios, divulgar projetos, rodadas de investimento, entre outras atribuições. Os participantes podem participar ainda das sessões de Open MIC ou microfone aberto. As inscrições são feitas por ordem de chegada no evento e acontecem sempre conforme a disponibilidade de tempo no decorrer das atividades.
Como participar
O evento é de livre participação mediante a inscrição individual nos canais divulgados nas redes sociais do Vale do Pinhão, no Facebook e Instagram e no site www.valedopinhao.com.br/eventos.
Apoio
O Business Round conta com as parcerias da Prefeitura de Curitiba, da Hipe Innovation Center, da Assespro-PR, do Sebrae-PR e tem suporte de produção pela Zoli Eventos Exclusivos.