Entre as ações inovadores desenvolvidas por Curitiba, através do Vale do Pinhão, está o apoio ao desenvolvimento econômico como cidade inteligente, através de iniciativas da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e de todo ecossistema de inovação (universidades, startups, aceleradoras, agências de fomento, empresas e o setor da economia criativa)e.
Desde 2017, quando teve início a gestão do prefeito Rafael Greca, a cidade vêm desenvolvendo ações inéditas e retomando programas para quem deseja empreender (Bom Negócio, Worktibas e Espaços Empreendedor); ofertando incentivos ao aperfeiçoamento e a valorização dos negócios das mulheres (Empreendedora Curitiba); implementando iniciativas de legislação (Lei de Inovação e a Lei do 5G) e incentivo fiscal (Tecnoparque), que favorecem a performance econômica e atraem empreendimentos; promovendo eventos e espaços públicos que promovem a capacitação e educação empreendedora (Fab Lab Cajuru e Faróis do Saber e Inovação); e estimulando as conexões de pesquisa, desenvolvimento e investimento em inovações tecnológicas por startups (Programa Sandbox Curitiba).
Unicórnios
Tendo como um dos pilares de cidade inteligente o foco no empreendedorismo de impacto e inovação, Curitiba – através do Vale do Pinhão - mostra resultados com três startups unicórnios, empresas de base tecnológica avaliadas em mais de U$ 1 bilhão, desenvolvidas em seu ecossistema, Ebanx, Olist e MadeiraMadeira, que juntas geram empregos qualificados e serviços inovadores para os cidadãos.
O investimento na área de tecnologia aos novos empreendedores vem sendo feito por meio de programas de incentivo fiscal voltados à inovação, como o Tecnoparque, no qual a Prefeitura reduz de 5% para 2% o ISS pago por empresas de tecnologia aprovadas no Comitê de Fomento (COM) do município.
Tais iniciativas trazem a atenção dos investidores, cada vez ganhando mais destaque como uma cidade voltada ao futuro, de forma sustentável e inteligente. Os investidores enxergam esse ambiente positivo e que está crescendo, as empresas que estão aqui conseguem também se expor mais para o mercado, se tornando atrativas, não só aos investidores curitibanos, mas de todo o país.
Saiba mais sobre iniciativas inovadoras de apoio ao empreendedorismo adotadas em Curitiba:
- Lei do 5G - Curitiba foi uma das primeiras capitais do país a receber, em 2022, o sinal da quinta geração das redes móveis (5G), 100 vezes mais rápida que o 4G. Desde 2019, Curitiba saiu na frente em relação às demais cidades do Brasil ao modernizar as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular na cidade, facilitando agora a implantação da tecnologia 5G. O Decreto nº 989 é elogiado pelo mercado, que considera Curitiba um exemplo e serve de referência para que outras cidades brasileiras pudessem também se adequar.
- Ambiente empreendedor - Com iniciativas de apoio ao empreendedorismo como os programas Tecnoparque, Bom Negócico, Worktibas (coworkings públicos) e 1º Empregotech, os investidores reconhecem em Curitiba um ambiente positivo e em expansão para os negócios. As empresas que aderem ao Tecnoparque têm redução de 5% para 2% de ISS e, como contrapartida, precisam investir em novas tecnologias e serviços, bem como fazer novas contratações locais. Hoje, Curitiba conta com 8 mil empresas de TI, que empregam cerca de 50 mil pessoas; 489 startups e três unicórnios brasileiros, Ebanx, Olist e MadeiraMadeira, empresas de base tecnológica avaliadas em mais de US$ 1 bilhão).
- Smart City Expo Curitiba – Além de toda a programação anual de capacitações e conexões promovidas pelo Vale do Pinhão, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e todo o ecossistema, a capital sedia sempre no mês de março a versão brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes. O Smart City Expo Curitiba 2023 irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de março do próximo ano e ganhará um dia a mais em relação as edições anteriores. Será o quarto ano consecutivo que a capital paranaense sedia o fórum internacional de smart cities, que tem apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão.