Em Curitiba, o trabalho é uma prioridade para a gestão municipal, que desenvolve vários serviços e programas voltados para capacitação e empregabilidade. Além do atendimento nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), onde o trabalhador pode se cadastrar para vagas de emprego e solicitar o seguro-desemprego, os curitibanos têm acesso a vários programas e cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura para que possam se qualificar para o mercado de trabalho.
Ofertados pelo programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS), os cursos vão desde os de desenvolvimento pessoal até os de qualificação profissional em várias áreas. Há cursos rápidos que ensinam como fazer um currículo e se comportar em uma entrevista de emprego e vários outros que formam para profissões como cuidadores de idosos, manicure, informática e desenvolvimento de software.
Todos os meses, são pelo menos 1.300 vagas em aproximadamente 20 cursos que podem ser escolhidos pela população, alguns deles exclusivos para o público atendido pela FAS, responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho, emprego e renda em Curitiba.
“Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Curitiba tem muito a comemorar, pois tem o compromisso com o cidadão e demonstra todo esse esforço ao desenvolver iniciativas que visam à qualificação e empregabilidade da população, especialmente daquela que está em situação de vulnerabilidade social”, diz a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
Evolução digital
Atenta à evolução digital, a Prefeitura de Curitiba desenvolve o 1º Empregotech, que capacita jovens para desenvolvimento de software, preparando a nova geração para os empregos do futuro.
Curitiba conta ainda com o Fab Lab Cidadania Cajuru, laboratório de fabricação digital e prototipagem onde estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.
O jovem Nicolas Pinciano Peres, 20 anos, e as gêmeas Amanda e Nicoly Rodrigues da Silva, 19 anos, participaram da última turma do 1º Empregotech, que se formou em março.
“Eu acho que este curso vai abrir portas para o mercado de trabalho. Aprendemos a trabalhar com linguagem Java Script, creio que será um bom diferencial”, diz Nicolas, que mora no bairro Campo Comprido.
Ester Soares Brito, 24 anos, também aproveitou uma das oportunidades oferecidas pela Prefeitura e fez o curso de Cuidador de Idoso, oferecido pela FAS, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Antes mesmo da formatura, realizada no dia 13 de abril, ela já tinha sido contratada por uma empresa de Curitiba para trabalhar como home care.
“Gostei tanto desta área que comecei a fazer o curso de técnico de enfermagem e pretendo, futuramente, trabalhar em hospitais”, contou.
Para a oferta de programas e serviços da área do trabalho, a FAS conta com importantes parceiros como a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEEPR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Senac, a Electrolux, Associação de Educação Familiar e Social, a Gerar, a ABC Vida, a Digital Innovation One (DIO), a Human Robotics, a Prime Control, a Hotmilk PUCPR e empresas parceiras que procuram a Central de Vagas do Sine.
Programas e serviços
Mobiliza
É um programa de desenvolvimento comportamental, realizado por meio de oficinas e vivências em grupo, que desenvolve as potencialidades das pessoas para o mundo do trabalho. Os temas abordados incluem autoconhecimento, motivação pessoal, características empreendedoras pessoais, comunicação, planejamento, marketing pessoal, liderança, qualidade e outros todos com o objetivo de promover o acesso ao mundo do trabalho.
O programa é destinado para adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 14 a 59 anos.
Informações: mobiliza@curitiba.pr.gov.br
Programa de Formação para o Primeiro Emprego - PPE
O programa PPE busca a ampliação das possibilidades de acesso ao primeiro emprego, preferencialmente na condição de aprendiz, no qual o adolescente, por meio de um percurso formativo, têm acesso a diversos conteúdos (língua portuguesa, matemática, informática, empreendedorismo, desenvolvimento comportamental, entre outros) proporcionando o desenvolvimento profissional e comportamental.
É destinado para adolescentes de 14 a 17 anos, estudantes ou que tenham concluído o Ensino Médio, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, prioritariamente atendidos pela FAS.
Informações: pemprego@curitiba.pr.gov.br
1º Empregotech
Programa que oferta formação básica em programação por meio de curso de qualificação profissional na área de tecnologia. É destinado a jovens de 16 a 29 anos.
Informações: empregotech@curitiba.pr.gov.br
Programa Aprendiz
Promove a aprendizagem profissionalizante para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência, com no mínimo 14 anos e sem limite máximo de idade, que frequentam a escola ou que já tenham concluído o Ensino Médio.
Para a execução do programa, a FAS usa a estrutura própria e também possui parcerias com empresas privadas e organizações da sociedade civil, para formação teórica, encaminhamento para entrevistas e contratação dos aprendizes.
Informações: aprendiz@curitiba.pr.gov.br
Liceu de Ofícios e Inovação
Oferta cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal, formação e qualificação profissional, em diversas áreas com objetivo de promover novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades para ampliar as condições de empregabilidade e geração de renda.
É destinado a pessoas a partir de 14 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social ou que estejam desempregadas e que buscam oportunidades no mundo do trabalho.
Informações: cursosliceus@curitiba.pr.gov
Liceu de Ofícios e Inovação – Fab Lab
O Fab Lab é um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras. Possui equipamentos modernos, como impressoras e scanners 3D, cortadora a laser, fresadora, entre outros.
A unidade tem como objetivo de aproximar a comunidade para o uso das ferramentas de fabricação digital, dentro da cultura do “faça você mesmo” (cultura maker).
Informações: fablab@curitiba.pr.gov.br
Sistema Nacional de Emprego - Sine
Curitiba possui dez unidades municipais do Sine que fazem a inserção e a reinserção dos trabalhadores no mercado formal de trabalho, além de habilitação de seguro-desemprego, orientação sobre carteira de trabalho e acesso aos aplicativos dos serviços.
Para os empregadores, o atendimento é realizado por meio da Central de Vagas, setor responsável pelo cadastro e administração das vagas ofertadas, bem como pela captação de novas vagas para ofertar aos trabalhadores.
Informações: atendimentosine@curitiba.pr.gov.br
Inclusão Produtiva
A FAS desenvolve ações e projetos que visam a inclusão no mundo trabalho, como o projeto Vitrine dos Sonhos, que incentiva mulheres em situação de vulnerabilidade social a empreender por meio do artesanato.
O trabalho busca a valorização do artesão, do comerciante e do produtor local e, com isso, a geração de emprego e renda para as pessoas em seus territórios.
Informações: fastrabalho@curitiba.pr.gov.br