Pouco mais de quatro meses após ser inaugurado, o Laboratório de Beleza da Rua da Cidadania do Pinheirinho está fazendo sucesso na formação de novos profissionais do mercado da beleza de Curitiba.
O espaço coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) oferta cursos pela manhã e à tarde no piso superior da administração regional. Há uma lista de espera para dar vazão à grande procura de interessados em trabalhar no ramo.
Lista de espera
Instalado no piso superior da Rua da Cidadania Pinheirinho, o Laboratório da Beleza promove cursos como o de designer de sobrancelhas e aplicação de henna, que está sendo ministrado atualmente para 11 alunas.
“Nós não tínhamos este espaço na Rua da Cidadania e não havia uma percepção da necessidade, mas hoje temos lista de espera nos cursos e isso dá a medida do quanto ele é importante", explicou a supervisora da FAS, Cláudia Foltran.
De acordo com ela, a meta transformar o local em um espaço eclético, que traga cursos de beleza para mulheres e homens também.
“Dentro da programação do Outubro Rosa, trouxemos as idosas dos serviços de convivências da FAS para um dia de beleza. Foi muito gratificante para melhorar a autoestima deste público”, disse Cláudia.
Manicure e corte de cabelo
A gerente do Trabalho da FAS, Emanuelli Meira Breda, disse já foram realizados cursos de manicure, assistente de cabelereiro, corte de cabelo feminino e escova e designer de sobrancelha e aplicação de henna.
“Vamos começar no dia 6 de novembro o curso de corte de cabelo masculino e designer de barba”, adiantou Emanuelli.
Além do Portal Aprendere, os interessados podem buscar informações sobre os cursos do Laboratório de Beleza no Espaço do Trabalhador das Ruas da Cidadania.
Designer de sobrancelhas
O curso de designer de sobrancelhas e henna tem duração de uma semana e está sendo aplicado pela instrutora do Senac-PR, Heloísa Rankel.
Nele, as participantes aprendem a fazer a simetria das sobrancelhas, epilação dos pelos de forma adequada, biossegurança, atendendo as normas da Anvisa, e gestão, que ensina como montar o próprio negócio.
“As alunas são instruídas sobre as formas de bem tratar a cliente, como fazer a aplicação da henna utilizando um aplicador descartável e de acordo com o tom de pele. A turma é muito boa e aplicada. Isso faz toda a diferença no momento em que elas estiverem atuando no ramo”, elogiou a instrutora.
Novas profissionais
As alunas estão empolgadas para trabalhar na nova área. Rita Marin é venezuelana e mora no Brasil há 3 anos, no bairro Pinheirinho. Decidiu fazer o curso porque deseja trabalhar por conta e dividir o tempo com o cuidado com o filho.
“Pretendo fazer outros cursos na área de beleza para ampliar a área de atuação”, diz ela, enquanto tenta a revalidação do diploma de engenheira de petróleo obtido na Venezuela, para tentar uma vaga no mercado de trabalho no Brasil nesta área.
Regiane Rodrigues mora no bairro Tatuquara e trabalha como educadora social. “Decidi fazer o curso porque gosto muito dessa área e pretendo trabalhar nela no tempo livre”, disse ela.
Ela elogiou o conteúdo do curso. “É possível aprender como fazer a medição da área, limpeza, como fazer o preenchimento com a pigmentação e tudo isso obedecendo as normas da vigilância sanitária”, ressaltou.