Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade inteligente

Curso sobre práticas ESG orienta ação de servidores de Curitiba

Curso sobre práticas ESG orienta ação de servidores de Curitiba. Foto: Divulgação

Fomentar as práticas ambientais, sociais e de governança na rotina do serviço público municipal foi a meta do primeiro curso livre ofertado pelo Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) a servidores da Prefeitura. Com 20 horas de duração, a primeira turma de ESG (do inglês Enviromental, Social and Governance) reuniu 25 servidores. Eles terminaram o curso na semana passada, na Escola de Administração Pública (EAD) do órgão.

Engenheira química com atuação na área ambiental, Ana Carolina Schmidlin aproveitou cada minuto do curso, totalmente presencial. “Foi uma oportunidade excelente para consolidar melhor as ideias, de atualização profissional e também de discussão crítica sobre práticas consagradas. É uma ferramenta de planejamento que leva a abrir a visão e 'sair da caixinha'”, disse a servidora, que trabalha na Prefeitura há 16 anos. “Isso não pode ser interrompido”, completou.

Círculo virtuoso

À frente do curso esteve a professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental e em Administração da Universidade Positivo, Danielle Denes dos Santos. “Sou entusiasta da sustentabilidade e entendo a política como fator de aceleração desse processo. E a administração pública precisa ser exigente, por exemplo, na relação com os fornecedores para que também eles se adequem às normas que regem as práticas ESG”, disse.

A expectativa do diretor de Desenvolvimento Institucional do Imap, Bernardo Zanini Fadel, vai além. Ele pretende que, com os novos conhecimentos, as equipes de servidores gerem dados para subsidiar planos de ação. “A ideia é a atualização permanente dos serviços,  alinhada com os pilares do tema ESG a partir de práticas sustentáveis, sociais e de governança de uma cidade inteligente como Curitiba”, disse.

Em alta