Curitiba recebe nesta terça e quarta-feira (19 e 20/3) um curso de formação sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial com foco na elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A formação é voltada para conselheiros e servidores, bem como representantes da sociedade civil ligados à Promoção da Igualdade Racial de Curitiba e Região Metropolitana.
O curso é um trabalho conjunto do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A formação conta com o apoio da Assessoria de Promoção da Igualdade Racial de Curitiba e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
A formação é feita em todos os municípios que fizeram a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR. Curitiba aderiu em novembro de 2018 e está em fase de elaboração do seu Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O assessor de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar José da Silva (Candiero) ressaltou a integração dos poderes na luta pelo combate às desigualdades. “É um momento histórico, o alinhamento das três esferas entorno dessas questões que envolvem a igualdade racial. Curitiba está avançando e estamos construindo algo não só para nós, mas para os nossos filhos e netos”, comentou.
Além da formação presencial, ministrada por Felipe Fontana, doutor em Ciências Políticas e consultor especializado, o evento conta com a participação da secretária da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, que ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Curitiba.
“Esse curso é fundamental para dar um panorama dos trabalhos que vêm sendo desenvolvido. Curitiba já tem esse comprometimento com a igualdade racial e o combate ao racismo, preconceitos e desigualdades, trabalho bem desenvolvido na pessoa do Candiero”, disse.
A assistente social da FAS, Beatriz França, é uma das alunas da capacitação e busca um aprimoramento do trabalho que desenvolve. “O tema é de trabalho diário nosso, é muito importante essas oportunidades para alinharmos o que vem sendo desenvolvido nas mais diversas frentes”, comentou.
Todos os participantes do curso serão certificados pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que em conjunto com o Imap operacionalizou o curso.
Participaram da abertura do curso a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Elenice Malzoni; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado; o coordenador geral de gestão do SINAPIR, Rodrigo José Henriques de Faria e a assessora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes.