Depois de cinco dias de aula, 15 homens atendidos pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) Boqueirão concluíram nesta sexta-feira (22/11) o curso de Jardinagem promovido pela Fundação de Ação Social (FAS). O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos sobre a diversidade de jardins e plantas, mas também oferecer a esse público uma opção de fonte de trabalho e renda.
O ponto alto do curso aconteceu nesta quinta-feira (21/11), quando o grupo teve uma aula técnica no Jardim Botânico. No parque famoso internacionalmente por seus jardins, a turma visitou a estufa e percorreu o entorno dos diferentes canteiros de flores que enfeitam o mais conhecido ponto turístico da capital.
Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), parceiro da FAS na realização do curso, Renato de Moura Corrêa explicou que durante a visita o grupo conheceu estilos diferentes de jardim, como o tropical, que existe dentro da estufa do parque. “Essa aula prática colaborou para que os alunos vivenciassem um jardim profissional, suas plantas, composição estética e paisagismo”, disse.
Opção de trabalho
Deivid Henrique Schence Silva, 22 anos, foi um dos alunos desta que foi a quinta turma do curso de Jardinagem, ofertado por meio do programa Liceu de Ofícios e Inovação.
Ele contou que não conhecia nada sobre plantas e jardins, mas gostou do que aprendeu desde a última segunda-feira (19/11), primeiro dia de aula. “Com o curso aprendi quais são as plantas tropicais, plantas de inverno. Quero adquirir mais conhecimentos para tentar levar isso no nível profissional, começar a ganhar a vida com esse trabalho”, comentou o rapaz que já trabalhou como carregador na Central de Abastecimento de Curitiba (Ceasa).
Turma em dezembro
Esta é a sexta turma do curso de Jardinagem ofertada pelo Liceu de Ofícios. Juntas elas ofereceram 91 vagas, sendo que a maioria delas (61) foram destinadas para pessoas em situação de rua atendidas pela FAS. Uma nova turma está programada para dezembro, com inscrições abertas ao público geral no Portal Aprendere.
Durante o curso, os alunos aprendem técnicas de implementação e manutenção de jardins, identificação de plantas, preparo e melhoria do solo, tratos culturais e fitossanitários, além de manuseio de materiais e equipamentos. O curso também aborda os fundamentos básicos para prestação de serviços em jardinagem, preparando os participantes para o mercado de trabalho.