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42ª Oficina de Música de Curitiba

Curso de instrumentos antigos leva alunos a uma verdadeira viagem no tempo

Aula da inglesa Elizabeth Kenny na 42ª Oficina de Música de Curitiba. Curitiba, 28/01/2025. Foto: Hully Paiva/SMCS

A sonoridade bastante peculiar e diferente da que estamos costumados a ouvir, confirma: chegamos na aula da inglesa Elizabeth Kenny, na 42ª Oficina de Música de Curitiba. O curso Alaúde Renascentista e Barroco, Teorba e Guitarra Barroca, ministrado pela artista, proporcionou aos alunos uma viagem aos séculos 16 e 17, e nos colocou diante de músicas executadas nas cortes europeias durante aquele período. 

“O alaúde e a teorba foram instrumentos muito importantes da Europa nos séculos 16 e 17. A sonoridade do alaúde é mais sutil, e da teorba, com seu braço longo, mais grave”, explica Elizabeth, que também é professora de Alaúde na Royal Academy of Music de Londres e aparece ao lado do tenor inglês Ian Bostridge no álbum Shakespeare Songs, vencedor do Grammy de 2017 na categoria Melhor Álbum de Solo Vocal Clássico.

Elizabeth é uma das principais intérpretes de alaúde da Europa. Suas performances já foram descritas como “incandescente”, “radical” e “indecentemente bela” por jornais e publicações internacionais como Music and Vision Magazine (EUA), The Independent on Sunday (Reino Unido) e Toronto Post (Canadá). No curso em Curitiba, ela compartilhou sua técnica com estudantes de várias partes do Brasil. Todos os instrumentos usados nas aulas são confeccionados artesanalmente em madeira. E, alguns, com cordas de tripas de carneiro.

As cordas de tripas de carneiro são usadas por integrantes de orquestras de música antiga. A intenção é ser o mais fiel possível à forma como a música era tocada no período barroco, em que se destacavam  nomes como Johann Sebastian Bach,  Arcangelo Corelli, Antonio Vivaldi e Johann Pachelbel.

“Hoje em dia, porém, esses instrumentos musicais têm um mix de cordas de tripas e sintéticas. Isso se dá, principalmente, por conta da menor durabilidade dos fios naturais. E, também, como viajamos muito, as cordas de tripa acabam sendo menos duráveis”, explica Elizabeth.

Obras para iniciantes

Para quem quer conhecer mais sobre música antiga, a musicista inglesa indica obras compostas por Sylvius Leopold Weiss (1687-1750), considerado o “Pai dos Alaudistas”, Francesco da Milano (1497-1543), Johannes Kapsberger (1580-1651) e Johann Sebastian Bach (1685-1750). Foram composições destes mestres que os alunos executaram durante o curso ministrado por Elizabeth na Oficina de Música de Curitiba.

Enrico Fioreli Barbieri, 21 anos, veio de Ribeirão Preto (SP) especialmente para o curso. 

“Já toco há um ano meu alaúde e quando soube da aula com Elizabeth não pensei duas vezes em vir. Só a Oficina de Música para nos oferecer esta oportunidade”, afirmou o músico,  que acaba de se formar em viola brasileira, mas também quer trabalhar com outros instrumentos, como o alaúde.

O professor de música Roberto Froes, 54 anos, de São Luiz, no Maranhão, também veio para aperfeiçoar sua técnica. “Comprei o meu alaúde há poucos meses e não tinha como não vir ao curso de Elizabeth na Oficina de Música de Curitiba. Ela é referência internacional em interpretação com instrumentos de música antiga, em especial, o alaúde”, justificou ele. O maranhense adquiriu um alaúde genuinamente curitibano, feito por Adriano Chaves Giesteira, diretor do Centro de Música da Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná).

“Estou muito feliz de compartilhar minhas experiências com esses instrumentos tão únicos com músicos em tão diferentes momentos de suas carreiras. Esperto ter outras oportunidades”, afirma Elizabeth Kenny, que encerrou nesta terça-feira (28/1) seu curso de cinco dias na Oficina de Música de Curitiba.  A programação de shows e cursos do evento, que começaram no último dia 22, segue até o próximo domingo (2/2).


A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.