Uma expressão popular diz que é necessário “tirar as ideias do papel”. Já os alunos do curso de Desenho artístico da Rua da Cidadania do Cajuru querem fazer exatamente o oposto: colocar as ideias mais criativas no papel e fazer isso com a melhor qualidade estética possível.
“Aqui, eles fazem desenhos a partir dos fundamentos básicos, com técnicas de observação, noções de perspectiva, proporções, aprendem a dominar técnicas de luz e sombra, transparência, degradê, texturas”, explica a professora Tania Maria dos Santos.
Os alunos aprendem teorias das cores, composição, movimento, harmonia, tonalidades, todos elementos para transpor para a folha em branco traços e cores da imaginação.
Boa parte do público que frequenta as aulas são crianças e adolescentes, ávidos por criar personagens e histórias a partir das aventuras que acompanham em HQs e desenhos animados.
Mundo de animes
Foi assim que o estudante Murilo Adelio Bicca, 13 anos, descobriu o curso. “Eu gostava de inventar personagens de animes. Aqui aprendia melhorá-los, traçar anatomia, sombra, a colorir”, conta. O garoto fala que, no ateliê, tem mais materiais para experimentar e a liberdade para se arriscar em novas técnicas.
Murilo tem a companhia do amigo Simon Araujo Baptista, 14 anos. “Quero me aprofundar em produção de HQs. Estou pesquisando mais coisas, começando a pensar o design. Aqui tenho referências para melhorar o traço, a pintura”, conta Simon.
Lápis, papel e boa vontade
Tania explica que o único quesito para as aulas é a idade mínima: 8 anos. A partir daí, não há limites para empunhar o lápis.
Assim, a artesã Sonia Rosa Volpato Lorian da Silva, 59 anos, decidiu retomar um velho hábito. “Vim à Rua da Cidadania para um outro serviço e vi um cartaz ofertando as aulas. Achei o valor da mensalidade ótimo e quis relembrar como era desenhar”, conta.
Ela desenhava na juventude e, logo nas primeiras aulas com Tania, reavivou as técnicas já aprendidas.
“Desenho é prática. Bastou lápis, papel e força de vontade para eu lembrar como é bom fazer algo que se gosta. Estou muito satisfeita e pretendo melhorar”, disse a artesã.
As aulas de desenho artístico são ofertadas às quintas-feiras e têm mensalidade de R$ 55, com turmas pela manhã (9h às 11h) e a tarde (14h às 16h), até 14 de dezembro.