Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Tatuquara

Curso de crochê ajuda a relaxar e complementar renda

Todas as terças-feiras um grupo se reúne no Espaço Saúde da US Rio Bonito, no Tatuquara, para fazer crochê, tricô, bordado e pintura. Foto: Divulgação

Todas as terças-feiras um grupo se reúne no Espaço Saúde da US Rio Bonito, no Tatuquara, para fazer crochê, tricô, bordado e pintura.

A atividade já existe há quatro anos e é realizada pela ONG Lucianas e Marias, com a o apoio da Prefeitura. “É uma atividade de relaxamento para pacientes da unidade que têm dificuldades de relacionamento e problemas familiares”, explicou Maria Loeci, autoridade sanitária da US Rio Bonito. 

Nos Espaços Saúde os usuários fazem uma série de atividades, desde reuniões comunitárias até cursos profissionalizantes, oficinas e aulas de alfabetização. “O artesanato e a convivência com as pessoas dão uma nova perspectiva para eles”, comentou Maria Loeci.

Artesanato e cinema nacional

Para Luciana Cortez, coordenadora da ONG Lucianas e Marias, o mais importante é a troca que existe entre os participantes do grupo de cerca de 35 pessoas em média.

“Se a pessoa chega e diz que sabe um tipo de bordado, na primeira oportunidade nós damos a chance de ela ensinar”, exemplifica. 

Campanha de arrecadação

Uma vez por mês, os participantes fazem uma reunião de congraçamento e assistem a um filme do cinema nacional. "Nós temos visto filmes do Mazzaropi. É muito divertido", diz Luciana.

Para manter viva a atividade, a ONG  faz campanhas nas redes sociais para arrecadar material para os cursos e obtém doações de sobras de material. 

“Os participantes também contribuem quando podem. Muitos deles gostam de trazer material para dividir com os outros porque o companheirismo e as troca de experiências é muito valorizado aqui”, explicou.

O requisito para participar é a vontade de aprender. No grupo da US Rio Bonito, participam crianças, jovens e adultos.

“Nós ensinamos um menino especial, o Jean, a fazer crochê e ele aprendeu a fazer tapetes. Todos os trabalhos vendem e ele consegue uma renda com isso. Este é o nosso objetivo: ensinar a pessoa a desenvolver um trabalho e conseguir alguma renda”, comentou Luciana.

Além do Tatuquara, a ONG Lucianas e Marias já atua também nas regionais Boa Vista, Portão e CIC. “Nós queremos expandir a atividade para que mais pessoas conheçam os benefícios que esta atividade pode proporcionar”, finalizou.

Em alta