Até o fim de janeiro, um grupo de 30 servidores terá concluído os primeiros cursos de Business Intelligence (BI) voltados a servidores da Prefeitura de Curitiba. Preparado pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o treinamento proporciona conhecimento sobre a estratégia que utiliza os dados gerados pelo Município nas diversas áreas, para produzir inteligência e auxiliar na tomada de decisões.
A terceira turma será treinada neste mês de janeiro. Nas duas primeiras, em dezembro, servidores de nove secretarias e órgãos participaram. Independentemente da área, os interessados podem se inscrever através dos núcleos de tecnologia da sua secretaria ou órgão. Se necessário, a Smap poderá desenvolver treinamentos customizados.
“Ao longo de 2023, abriremos as turmas para os dois primeiros módulos do curso, de acordo com a necessidade das secretarias. Quanto mais servidores preparados para o uso do BI, melhor para a Prefeitura de Curitiba como um todo”, defende o superintendente de Tecnologia da Informação da Smap, Antônio Carlos Pires Rebello. O curso terá ainda pelo menos mais dois módulos, mais avançados.
Servidora da Prefeitura de Curitiba desde 2008, Deborah Pinto de Oliveira Adler participou da segunda turma do curso, em dezembro. Ela integra a assessoria de informações da Secretaria de Obras Públicas e considerou importante a preparação de servidores que lidam com informações.
“Ganhamos uma nova ferramenta que traz facilidades na análise de dados. O uso do BI trará ganhos para nós, que trabalhamos com dados estratégicos para a secretaria”, argumentou.
Transparência
“Nós transformamos dados em informações que auxiliam os gestores na tomada de decisões de forma consciente. Nós tornamos as informações úteis aos gestores, para que tenhamos uma gestão mais eficiente”, afirma Deborah ao ressaltar que essa abordagem está diretamente associada à transparência.
O instrutor Bruno Gonçalves de Lara, do Núcleo de Tecnologia da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smap, observa que nas duas primeiras turmas predominaram os servidores que já trabalham com dados nas suas secretarias e órgãos.
“Alguns até já usam a ferramenta do BI. Mas não é obrigatório que os participantes do treinamento sejam da área de tecnologia. A maioria nunca teve contato com ela antes e as secretarias têm necessidade de trabalhar com informações qualificadas. O curso parte das informações básicas e estamos aqui para auxiliar a todos que queiram conhecer, aprender a usar a ferramenta que transforma dados em informações”, explica.
Representante da Secretaria do Urbanismo, Gabriel Marcelino Geronasso, do Departamento de Cadastro Técnico, participou do último curso. Ele destaca que a Secretaria do Urbanismo trabalha com informações bem distintas e variadas. “Nosso intuito é unificar os dados de forma segura para enxergar a secretaria de forma clara, facilitar para os gestores, proporcionando transparência aos contribuintes”, analisa.
Nas duas primeiras turmas, houve a participação de servidores das seguintes secretarias: Smap, Finanças, Urbanismo, Obras, Governo Municipal, Procuradoria-Geral do Município, Instituto Municipal de Turismo, Imap e Fundação de Ação Social (FAS).
A utilização do BI nas secretarias e órgãos da Prefeitura integra o Programa Viva Curitiba Tecnológica.