Nesta quarta-feira (27/7), a Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, no Viaduto do Capanema, entregou certificado de formação para 11 alunos que concluíram o curso gratuito de Aproveitamento Integral dos Alimentos. Durante a capacitação, eles aprenderam como transformar folhas, cascas, talos, polpas, sementes e até a parte branca de algumas frutas em receitas nutritivas e gostosas.
A capacitação é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos estão previstos até novembro (lista abaixo), com formações profissionalizantes nas áreas de segurança alimentar e gastronomia.
A atendente de estacionamento Cibelly Cristine dos Santos, 36 anos, se interessou pelo curso para aprender como utilizar todas as partes dos alimentos nas refeições.
“O curso nos propôs uma ideia sensacional que é aprender a aproveitar tudo o que o alimento tem, desde a casca até as folhas e os talos. Pretendo utilizar essas técnicas em casa com a família e amigos e também incentivá-los a usar”, disse Cibelly.
De acordo com a coordenadora das escolas de segurança alimentar, Morgiana Maria Kormann, quem adota o aproveitamento integral de alimentos ajuda a evitar o desperdício. “São inúmeras opções de sobras de alimentos que podem ser aproveitadas e que geralmente vão para o lixo. Esse conhecimento evita o desperdício e pode servir para alimentar quem mais precisa”, afirma ela.
Programação de cursos
Até novembro, as escolas de segurança alimentar e nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana, e Patricia Casillho, no Viaduto do Capanema, disponibilizam cursos e oportunidades de capacitação, com abertura das inscrições sempre no início de cada mês. Há cursos na área de empreendedorismo, aproveitamento integral de alimentos e gastronomia.
Escolas de Segurança Alimentar
Inauguradas em março deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar Dom Bosco e Patrícia Casillo estão conectadas ao programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.
Participaram da entrega dos certificados a chefe do núcleo Matriz da SMSAN, Fabiana Hammerschmdt; e o gerente do programa Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto.
Próximos cursos programados
Agosto: Aproveitamento Integral dos Alimentos
Setembro: Preparo de Alimentos Congelados
Outubro: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Novembro: Empreendedorismo e negócios de oportunidades
*Os horários serão divulgados no início de cada mês no portal do Senac
Mais informações: (41) 3350-3853