Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Bairro Novo

Curso capacita estudantes como socorristas mirins

A Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho agora conta com 23 estudantes que estão aptos a socorrer um coleguinha em alguma emergência. Curitiba, 28/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho agora conta com 23 estudantes que estão aptos a socorrer um coleguinha em alguma emergência.

Estas crianças participaram do projeto Socorrista Mirim, ministrado pelo Samu, e receberam o certificado na última quinta-feira (28/11), em solenidade de formatura, no Salão de Atos do Parque Barigui.

“Adorei as simulações de emergências, a gente aprende muito e pode ajudar os outros caso engasguem, se machuquem ou algo assim”, contou Camille Victória Rodrigues, do 5º ano.

Criado em 2005, o programa Conhecer Para Prevenir (CPP) – que prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências - abrange todas as escolas municipais e também começou a ser expandido para as instituições de ensino contratadas. É realizado em parceria pelas secretarias da Educação e Defesa Social e Trânsito.

Preparados para a vida

“Foi muito emocionante. Eles simularam um procedimento de massagem cardíaca durante a formatura e mostraram que podem atuar em qualquer situação na escola e na vida pessoal”, disse a diretora da escola Eliane Adam.

Para se tornar socorristas mirins, as crianças tiveram cinco aulas teóricas e práticas com os paramédicos do Samu. “Foi uma experiência muito importante e mostrou que eles podem ser o que quiserem, basta se esforçar para atingir o objetivo”, avaliou Eliane.

Multiplicadores

“Nesta gestão o programa atingiu 100% das unidades. Quantas vidas salvamos, pois aquilo que os estudantes aprendem podem também repassar às famílias, servindo como multiplicadores das informações. Este programa apoia a vida”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, destacou que com essa iniciativa Curitiba permanece na vanguarda em ações de prevenção. “Fico muito contente de ver os curitibinhas prontos para agir em situações emergenciais, e isso eles ensinarão para os outros”, comentou Rangel.

Capacitados para emergências

Além dos estudantes, as atividades englobam capacitação de educadores, estudantes e funcionários em casos de incêndios, vazamento de gás, ataque de abelhas, situações de violência ou acidentes.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, destacou os avanços do CPP nos últimos anos. “Além de expandirmos para os Centros de Educação Infantil contratados, a rede particular também se interessou pelo programa, o grupo Marista”, relatou.

Lei Lucas

Em atendimento à Lei Municipal 15.346/18, a Lei Lucas, a diretora explicou que a Secretaria Municipal da Educação já disponibilizou 2,4 mil vagas do curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. “As unidades que tiveram a participação de dois profissionais que concluíram o curso receberão uma placa com o selo da Lei Lucas”, explicou Maria Cristina.

A lei recebeu esse nome em homenagem um menino que morreu engasgado, no Estado de São Paulo. A morte poderia ter sido evitada se alguém próximo tivesse treinamento em primeiros socorros.