A Educação de Curitiba foi para o pódio do Torneio Juvenil de Robótica, realizado nos dias 8 e 9/12 no Centro de Convenções do Novohotel, na cidade de São Paulo (SP). As 12 equipes de alta performance participantes da rede municipal de ensino conquistaram desde o 1° até o 3° lugar nas diferentes categorias da competição. As equipes utilizaram seus robôs nas categorias cabo de guerra, sumô, registro multimidiático, resgate no plano, viagem ao centro da terra e dança com os robôs.
Os curitibinhas competiram com equipes dos estados da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e até do Chile. Foram dois dias de competições envolvendo uma média de 130 equipes.
As categorias são organizadas de acordo com a faixa etária dos estudantes, divididos em nível I, II, III e IV. As equipes de Curitiba participam nos níveis I e II.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, comemorou mais essa conquista.
“Nossos professores e estudantes têm realizado um excelente trabalho na robótica, com premiações nacionais e internacionais, como no Líbano, em 2019. Tudo isso nos enche de orgulho”, disse a secretária.
Naquele ano, a equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva (Cajuru), ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, em Biblos.
A gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Campese Cezário, explica que a Robótica Educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas.
“Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras”, comenta Silmara.
De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias.
Equipamentos novos
Os investimentos da Educação nessa área são constantes, conforme assinala a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich.
Tablets, celulares, microscópios eletrônicos, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, centrais multimídia, kits de robótica. Tudo isso integrou o pacote de equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal da Educação nos últimos três anos para beneficiar as 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino.
“Nosso parque tecnológico renovado e as formações continuadas contribuem para esses resultados expressivos dos estudantes”, comenta Estela.
Ao todo, foram R$ 128 milhões em investimentos desde 2021, valor que inclui o projeto dos Faróis Móveis, que já estão em todas as unidades educacionais.
Em 2022, as escolas municipais começaram a receber equipamentos tecnológicos para renovação dos laboratórios de informática e espaços maker (faça você mesmo). Há mais de dez anos não havia uma renovação para toda rede. Foram adquiridos itens para uso pedagógico e administrativo (como direção e sala dos professores) com investimentos totais de R$ 41,8 milhões.
SAIBA MAIS sobre o trabalho de Inovação Pedagógica na rede curitibana.
Confira aqui os resultados da competição:
1° dia:
Cabo de Guerra nível I
1° EM Albet Schweitzer
2° CMAEE Maria Cândida Fankin Abrão
3° EM CAIC Cândido Portinari
Nível II
2° EM São Miguel
Sumô Nível I
1° CMAEE Maria Julieta Alves
2° CMAEE Maria Cândida Fankin Abrão
Dança dos Robôs Nível I
2° CMAEE Francisco Marçallo
Nível II
1° EM Professor Erasmo Pilotto
2° EM Papa João XXIII
2° dia:
Resgate no plano
Nível I
1° EM Caic Cândido Portinari
2° EM Prefeito Omar Sabbag
3° Cmaee Procotte
Nível II
1° EM Herley Mehl
2° EM São Miguel
3° EM Cel. Durival de Britto e Silva
Maior pontuação do dia/ melhor desempenho prêmio internacional - Resgate do Plano
1° EM Caic Cândido Portinari
Viagem ao Centro da Terra
Nível I
1° EM Caic Cândido Portinari
2° EM Albet Schweitzer
3° EM Prefeito Omar Sabbag
Nível II
2° EM Papa João XXIII
Registro Multimidiático
Nível II
1° EM Professor Erasmo Pilotto