Estudantes das escolas municipais Omar Sabbag e Durival Britto e Silva (ambas no Cajuru) estão em São Bernardo do Campo (SP) para representar a rede municipal de ensino na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no período de 17 a 22 de outubro.
A competição é realizada dentro da programação do Robótica 2022, evento na Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI) que engloba oito agendas diferentes: competição Brasileira de Robótica (CBR); etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica; Mostra Nacional de Robótica; Workshop de Robótica Nacional; Simpósio Brasileiro de Robótica; Latin American Symposium; Latin American Robotics Competition; Workshop de Teses e Dissertações em Robótica e Concurso de Teses e Dissertações em Robótica.
Veja mais sobre a competição
Mais de quinhentas instituições do País e do exterior participam da agenda geral. São cerca de 1,5 mil estudantes do ensino superior, médio ou fundamental.
A edição deste ano tem formato híbrido, com competições disputadas por equipes presenciais e times de participação remota.
A gerente de Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Silmara Campese Cezário, lembrou que a etapa estadual da OBR, em abril, contou com participação de 16 equipes de diferentes cidades do Paraná e a rede municipal marcou presença com quatro equipes de robótica.
“De forma brilhante Curitiba conquistou a única vaga para fase nacional, e aqui estamos com a equipe vencedora, a Cyber Craft, da Escola Omar Sabbag”, contou Silmara.
A técnica mentora da equipe é a professora Armindaliz Ribas Cavalcante, que conduziu a equipe conquistando também o segundo lugar com outra equipe da escola, a Cyber Winks.
Além da vaga para o nacional, a rede municipal de Curitiba também conquistou mais três prêmios: Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna (bairro Barreirinha) - Prêmio Design; Escola Albert Schweitzer (CIC) - Prêmio Programação; Escola Cel. Durival de Britto e Silva (Cajuru) - prêmio 3°lugar Master.
Da unidade Omar Sabbag, estão em São Paulo Júlia Xavier de Souza Magalhães e Flávio Expedito Medeiros Troge. E representam a Durival de Britto os estudantes Rene Emanoel da Costa dos Santos, William Fellipe Kendy Izawa e Guilherme Dreier Trojan.
“Gosto muito da OBR, minha expectativa aqui é saber competir e ajudar as equipes que precisam, conversar, e não necessariamente ganhar”, disse Flávio Troge.
Para o William Izawa, a oportunidade de estar em outro estado e conhecer novos amigos é muito importante. “Espero que a gente possa aprimorar a programação do robô, conquistar uma pontuação boa e conhecer novos amigos. Esta é uma nova experiência, principalmente para quem nunca veio para cá”, comentou William.