Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 331 anos

Curitibinhas fazem festa na apresentação do Auto da Fundação da cidade

Apresentação do Auto da Fundação da cidade na Rua da Cidadania do Boqueirão como parte das comemorações do 331o. aniversário de Curitiba. Na imagem Gabriela Pietrowski, 9 anos e aluna do 5º ano da EM Lapa - Curitiba, 12/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nesta terça-feira (12/3), a Regional Boqueirão foi palco da apresentação do Auto da Fundação de Curitiba, uma das atrações da programação da Prefeitura pelos 331 anos da cidade. Sob o olhar atento do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, curitibinhas de 8 a 10 anos de idade testemunharam a encenação que relata os primeiros passos da capital paranaense.

"Vivam os fundadores de Curitiba e os curitibinhas do Boqueirão. Vocês assistiram comigo à nossa história, que aconteceu há 331 anos e estamos reunidos para celebrarmos juntos o aniversário de nossa cidade", declarou o prefeito.

Na plateia formada por 533 estudantes das escolas municipais Professor Guilherme Butler, Leonor Castellano, Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, Paranavaí, Lapa, Jardim Europa, Francisco Derosso, Nivaldo Braga e Rolândia, Eduardo Pimentel fez uma brincadeira, destacando os alunos mais animados de cada unidade.

Gabriela Pietrowski, 9 anos e aluna do 5º ano da EM Lapa, adorou a movimentação e se declarou fã de teatro. “Eu adoro assistir a peças teatrais, sempre aprendo alguma coisa que não sabia”, declarou.

Já Arthur Peñalva, 9 anos e aluno do 4º ano da EM Nivaldo Braga, curte as brincadeiras e músicas. “É tudo muito divertido, adoro esses passeios da minha escola”, comentou.

O evento contou também com a participação da Banda Lyra, do carismático personagem Curitibinha, dos quadrinhos criado por Marcos Vaz, e da professora da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude Elisângela da Silva, que colocou a criançada para se mexer com exercícios físicos, em função da Semana de Combate ao Sedentarismo.

Como tudo começou

A encenação produzida pela Fundação Cultural de Curitiba retratou os primórdios da região, retratando a chegada dos fundadores e os momentos cruciais que deram origem à Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. 

Com 13 atores vestidos a caráter, representando tanto os povos indígenas quanto os colonizadores, e um cenário inspirado no trabalho do artista paranaense Theodoro de Bona, a performance destacou figuras históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Uma versão ampliada e musicada do espetáculo, intitulada "Evocação para Curitiba", será apresentada posteriormente no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila, contando com a participação de 16 talentosos atores.

Presenças

Participaram da apresentação no Boqueirão a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o administrador da regional, Ricardo Dias; o chefe de Gabinete do Prefeito, Francisco José Zerbeto Assis; o comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; e o vereador Beto Moraes.

Próximas apresentações

Auto da Fundação
13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 15h

Evocação para Curitiba
Memorial de Curitiba - R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril 
Horário: 12h 

Teatro da Vila - R. Davi Xavier da Silva, 451 - Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30