Ao completar seis anos neste mês de outubro, a previdência complementar para servidores municipais CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) alcança a marca de 7.500 participantes. Só os servidores da Prefeitura de Curitiba representam 6.727 do total, o equivalente a 24,37% dos servidores da capital.
O ápice do seu crescimento foi de 2023 para 2024, devido ao grande número de servidores estatuários que tomaram posse em Curitiba. Neste período, passou de 3,2 mil participantes para os atuais 7.500. O patrimônio evoluiu de R$ 23,1 milhões para R$ 39,8 milhões, considerado o dado parcial, até agosto de 2024.
Além de trabalhadores municipais de Curitiba, os planos patrocinados estão disponíveis para servidores dos municípios de Campina do Simão, Matinhos, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e Rio Negro, todos no Paraná, e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
O patrocínio possibilita aos participantes, conforme o plano escolhido, aportes mensais feitos pela prefeitura ou câmara municipal à qual ele está vinculado.
No caso de Curitiba, por exemplo, desde janeiro de 2019, os servidores que ingressam no quadro contam com o plano patrocinado CuritibaPrev Plan 1. Com ele, a Prefeitura deposita mensalmente o mesmo que é guardado pelo servidor na sua poupança previdenciária, fazendo com que o trabalhador dobre o valor economizado todo mês.
“Temos reforçado com os servidores que tomam posse que o dinheiro da previdência complementar da CuritibaPrev é do servidor – tanto aquilo que ele guarda quanto o que a Prefeitura deposita. Mesmo que a pessoa decida, no futuro, trabalhar noutro local e saia da Prefeitura, o dinheiro é dela e pode ser feita a portabilidade para outro plano e, assim, dar continuidade à poupança previdenciária iniciada na Prefeitura de Curitiba”, declara a diretora de Previdência, Jocelaine Moraes de Souza.
Ela salienta que, com a Reforma da Previdência, em 2019, passou a ser obrigatório aos poderes públicos a oferta de plano de previdência complementar aos servidores.
A CuritibaPrev foi criada por lei dois anos antes da Emenda Constitucional 103/2019, que estabeleceu a última Reforma. A Fundação de Curitiba foi a primeira do país entre as capitais e começou a funcionar em outubro de 2018, cumprindo todas as exigências da Previc, Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) do Ministério da Previdência Social.
Planos regionais
Com 17 patrocinadores, entre os poderes Executivo e Legislativo dos municípios, a CuritibaPrev reuniu pela terceira vez, em setembro, os representantes de cada cidade para debater os principais temas de interesse dos gestores.