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Curitibanos recomendam o Fala Curitiba como canal de diálogo com a Prefeitura

Prefeitura realiza melhorias na região do Atuba. Na imagem Enegita Damazio Vergílio Ferreira na praça em frente a sua casa, que passou por reformas recentemen - Curitiba, 01/03/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Vizinha do Parque Atuba há 52 anos, a aposentada Enegita Damazio Vergilio, 64 anos, comemora a revitalização que a Prefeitura está realizando no local e diz ser uma das responsáveis pelas melhorias. 

Com razão: Enegita foi uma das pessoas que pediu a revitalização do parque no Fala Curitiba, o programa de consultas da Prefeitura, em que a população é convidada a indicar os temas prioritários para a composição das leis de orçamento da cidade. 

“Fico orgulhosa em ter participação nisso tudo. Pedia desde a melhora da iluminação, para que as pessoas pudessem frequentar à noite. Mais pessoas deveriam participar quando têm oportunidades como essa”, afirma Enegita.

A nova oportunidade começa nesta segunda-feira (1/3), com o início do Fala Curitiba 2021, pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br e por meio de formulários disponíveis nas regionais.

Demandas atendidas 

Criado em 2017, o Fala Curitiba somou em quatro edições mais de 45 mil participações, com a participação de 19.753 pessoas. 
As sugestões feitas pela população direcionam as áreas que o município deve concentrar esforços.

O aumento no efetivo da Guarda Municipal, por exemplo, foi o pedido que o presidente do Conselho de Segurança do Hauer (Conseg-Hauer), Rodrigo Vidal, levou para as reuniões presenciais da Regional Boqueirão. 

“Conheci o Fala Curitiba pelas redes sociais e procurei saber mais. Ainda falta um pouco de conhecimento das pessoas sobre essa consulta pública. As pessoas reclamam em outros canais e tentamos ensinar a levar seus pedidos diretamente à Prefeitura”, fala Vidal.

Solicitações

Investimentos em Segurança, como os do Conseg-Hauer, foram frequentes em todas as regiões de Curitiba. Em resposta, nos últimos quatro anos a Prefeitura aumentou em 27% o efetivo da Guarda Municipal, com o ingresso de 462 profissionais, além de reequipá-la com novo conjunto de materiais, módulos móveis, motos e viaturas.

Por toda a cidade

Há realizações em todas as áreas a partir de demandas do Fala Curitiba. A reabertura da UPA CIC, a reforma das unidades de saúde Vila Verde (CIC) e São Domingos (Cajuru) foram alguns dos pedidos atendidos na área da Saúde. 

No Boqueirão, a implantação da galeria pluvial na Rua Tenente Tito Teixeira recebeu um investimento de R$ 1,3 milhão e acabou com as enchentes na região.

Para melhorar a fluidez no trânsito, a Avenida Toaldo Túlio ganhou um semáforo na confluência das ruas José Risseto e Boltolo Paulin, em Santa Felicidade.

No Santa Quitéria todo o Eixo de Animação Arthur Bernardes foi revitalizado a partir do pedido de renovar a quadra de basquete.

A comunidade do Pinheirinho teve a abertura do CMEI Santa Schier e, no Tatuquara, está em andamento da construção do novo terminal de ônibus. 

Voz para a população

O Fala Curitiba já soma 144 mil sugestões para a cidade. Algumas são resolvidas sem que seja necessário inclui-la na LDO do ano seguinte.

A líder comunitária Anadir Ribeiro de Moura, 60 anos, do Campo de Santana, conta que foi em uma das consultas públicas que recebeu a informação de que a Unidade de Saúde Dom Bosco, da qual é conselheira, seria reformada.

“Quando falam que foi aprovado, a gente fica contente, mas quando a gente vê o início da obra que a comunidade esperou tanto, faltam palavras. Ter o Fala Curitiba é muito importante para dar voz à população, especialmente na periferia”, fala.